Escolas recebem ajuda para elaborar plano de açãoDivulgação

Diretores das unidades selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) em Nova Friburgo receberam orientações para subsidiar as escolas na elaboração do seu plano de ação. A articuladora do Programa Educação e Família (PEF) e coordenadora do Conselho Escolar (CE) da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Friburgo, professora Martha Rachel, orienta as gestoras junto à equipe do CE, composto pelas professoras Erica Mauro, Josiane Ouverney e Juliana Flores, além da subsecretária pedagógica, professora Cintia Damazio.
A elaboração e envio do plano de ação pelo diretor escolar é condição necessária para que a escola receba recursos financeiros do PDDE Educação e Família, que tem como finalidade fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro. Martha Rachel frisou a importância de elaborar e implementar, coletivamente, o plano de ação da escola, especialmente em parceria com o Conselho Escolar.
O PEF possui dois eixos: acompanhamento da vida escolar e projeto de vida. Além disso, contém quatro ações estratégicas: PDDE Educação e Família, projetos de formação para comunidade escolar e famílias, fortalecimento do Conselho Escolar e ampliação do acesso ao Clique Escola (aplicativo com informações financeiras e pedagógicas das escolas brasileiras).
As escolas municipais selecionadas pelo MEC em Nova Friburgo foram: Bernardo Pacheco, Cypriano Mendes da Veiga, Herminia dos Santos Silva, Hermínia da Silva Condack, Lafayette Bravo Filho, Professor Messias de Moraes Teixeira, Vevey La Jolie e Izabel Gomes Siqueira.