Abertura oficial das atividades do pet saúde do instituto de saúde de Nova Friburgo com a PrefeituraDivulgação

Na última terça-feira (23/8), o Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) sediou a abertura oficial do Programa de Educação para o Trabalho pela Saúde, mais conhecido como PET-Saúde. A cerimônia marcou o início das atividades do programa e teve o objetivo de promover reflexão sobre iniciativas de vigilância em saúde e gestão da assistência no enfrentamento da COVID-19.
A secretária municipal de saúde de Nova Friburgo, Nicole Ribeiro Lessa Cipriano, esteve presente na solenidade. Segundo os organizadores, além da secretária, diversos professores, estudantes de cursos da área e profissionais de saúde da Prefeitura de Nova Friburgo participaram da abertura oficial do projeto.
“A intenção é fomentar uma parceria entre as instituições de ensino e o Sistema Único de Saúde”

“Esse encontro é aberto à comunidade, para que interessados possam conhecer o programa. Aproveitamos a oportunidade para debater as formas de contribuição da instituição de ensino com ações e demandas do projeto, todas voltadas à saúde da população”, esclarece Ana Catarina Busch Loivos, coordenadora técnica do programa.

O que é o PET?
O PET-Saúde é um programa dos Ministérios da Saúde e Educação destinado a viabilizar o aperfeiçoamento e a especialização em serviço, bem como a iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos, respectivamente, aos profissionais e estudantes da área da saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). 
“A intenção é fomentar uma parceria entre as instituições de ensino e o Sistema Único de Saúde, para que os alunos estejam bem preparados quando forem atuar profissionalmente nas unidades de saúde ligadas ao SUS, o que qualifica o próprio sistema”, afirma Ana Catarina.

No último dia 11 de agosto, o programa divulgou uma lista com 17 nomes de alunos do ISNF que atuarão em funções de bolsistas ou voluntários. O PET- Saúde é sediado no ISNF, que é a unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) no município. A instituição está localizada na Rua Dr. Silvio Henrique Braune, 22, Centro – Nova Friburgo.