Condomínio do bairro Valverde seria um dos que foram dominados pelos criminosos.Reprodução de Internet

Moradores de conjuntos habitacionais dos bairros Valverde e Marapicu, em Nova Iguaçu, relataram ao Disque-Denúncia a atuação de milicianos que estariam extorquindo os moradores dos condomínios, que foram entregues como parte do programa Minha Casa, Minha Vida. A presença dos criminosos na região seria frequente, inclusive andando armados em meio à população.
Entre as ações criminosas relatadas pelos moradores há cobrança de ‘taxas de segurança’, cobrança de uso se serviços de internet, cobrança de fornecimento de água e empréstimo de dinheiro a juros altos. Além disso, serviços de transporte por vans e mototáxis também estariam sob controle da quadrilha, que também ameaçaria comerciantes da região.
Publicidade
Em 2019, a Policia Civil chegou a instaurar um inquérito para investigar denúncias de invasão de milicianos em condomínios da região, mas apesar de algumas diligências e prisão de um criminoso, a investigação foi arquivada por falta de provas.
A Subsecretaria de Habitação de Nova Iguaçu afirmou não ter recebido denúncias sobre o caso e que a questão de segurança está a cargo da Polícia Militar. A corporação, por sua vez, informou que o 20º Batalhão, responsável pelo policiamento na região da denúncia, realiza ações estratégicas conforme as denúncias recebidas e que é importante os moradores seguirem procurando as autoridades.