Prefeitura de Nova Iguaí abriu 200 vagas em curso preparatório gratuito.Divulgação/PMNI
Outro serviço que continuará sendo realizado é a busca ativa. Ela teve início no fim do ano passado com o objetivo de trazer de volta às atividades educacionais os alunos que não tiveram qualquer acesso ao ensino à distância e ao auxílio-alimentação. De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Ensino, cerca de 6 mil alunos não foram alcançados em 2020. Neste ano, graças ao trabalho feito pelas orientadoras educacionais, equipe técnica diretiva em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, este número caiu para cerca de dois mil estudantes. O objetivo é reduzir ainda mais com a reabertura das escolas.
Desde que as aulas presenciais foram interrompidas, em março de 2020, a Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo atividades remotas para que os alunos possam continuar estudando. Neste período, os estudantes tiveram acesso às plataformas Escola Mais, Conecturma e Escribo Play. Além disso, as redes sociais foram utilizadas frequentemente para a divulgação de conteúdo e troca de informações entre escolas, alunos e responsáveis. As apostilas pedagógicas impressas também foram distribuídas para que os estudantes pudessem fazer exercícios em casa.
Com a retomada das aulas presenciais, uma das primeiras tarefas dos professores será fazer a chamada avaliação diagnóstica. Esta será uma forma de avaliar o nível de aprendizado de cada aluno neste regresso. Feito isso, os estudantes serão submetidos aos módulos de aprendizagem, com o objetivo de nivelar toda a turma.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.