Nos serviços, transporte rodoviário em especial, carga e passageiros, são homens formados no trabalho. A gestão ainda é dos fundadores, ou seus herdeiros, como Camilo Cola-Itapemirim - Jelson Antunes - 1001 – Irmãos Chieppe - Águia Branca -. Jacob Barata, grande conglomerado, a família Brás, de Muriaé, Grupo Líder, sendo o patriarca hoje prefeito da cidade, aos 95 anos.
Empreendedorismo, dinamismo e sensibilidade para ganhar mercado com qualidade e produtividade não são improvisados. A formação acadêmica de qualidade é indispensável, mas nem sempre o são na mesa de decisões, na solução de problemas que demandam a chamada inteligência emocional. Amador Aguiar, do Bradesco, sem curso superior, Moreira Sales, curso de Direito que nunca exerceu, assim como Magalhães Pinto, Clemente Faria e agora André Esteves, com um curso de matemático. Esta é a importância de se estimular o empreendedorismo, tão fundamental como a formação acadêmica. Talentos não se improvisam.
Uma análise do “quem é quem” nas empresas brasileiras vai mostrar nossa mobilidade social. Boa parte de nossas empresas foi construída a partir do zero, incluindo as maiores organizações de capital nacional, no comércio, na indústria e nos serviços. No sistema financeiro, só agora, com a sofisticação dos mercados, a formação de alto nível passou a ser relevante, sem eliminar o carisma para garantir confiança e boas relações. Saber fazer, crescer, conquistar é um dom.
As novas gerações precisam estar mais equipadas para competir no mundo globalizado. E nisso temos avançado, com muitos casos de sucesso e inciativas de grupos empresariais que investem na Educação, como Bradesco, Ambev e BTG Pactual.
O Brasil, se der certo, vai precisar de pragmatismo na gestão, conciliando a experiência e o talento, o tino comercial, a criatividade industrial, a eficiência dos serviços, a tecnologia digital e formas de gestão objetivas na busca de resultados.
Empresa tem como prioridade atender a seus acionistas, colaboradores, clientes e sociedade no que toca a seu objetivo social. O resto deve ser feito, mas por dever de consciência, em entidades especificas, e não como meta empresarial. O público quer bom produto, bom preço, ética, boas relações trabalhistas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.