Os caminhos para o futuro levam à inclusão tecnológica e à ampliação da transparência do acesso à informação. O governo do estado deu um passo fundamental no aperfeiçoamento dos canais de comunicação com o cidadão, na prestação de atendimento e no acesso a informações públicas. Com o RJ Digital, lançado no início deste mês, a população tem ao alcance das mãos mais de 1,3 mil serviços no endereço www.rj.gov.br. Assim, o Rio de Janeiro figura como o maior portal, em termos estaduais, no quesito de oferta de serviços públicos.
Com o RJ Digital, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) entregou um trabalho minucioso para acelerar a digitalização e a simplificação dos serviços. É possível encontrar a situação da CNH e do IPVA, abrir empresas como MEI, formalizar reclamação junto ao Procon-RJ, e os servidores públicos podem acessar o contracheque e o informe de rendimentos, por exemplo.
Tudo com uma linguagem simples e fácil de compreender. O cidadão encontra o que precisa, entende o que encontrou e utiliza a informação para atender às suas necessidades.
O modelo é baseado na experiência da Estônia, onde quase tudo é online. Lá, as pessoas só procuram o Estado presencialmente para casar, se divorciar ou negociar um imóvel. É fundamental usar a tecnologia em nosso benefício, como uma ferramenta para reduzir a burocracia, de aproximação com quem busca e precisa do governo do estado.
O RJ Digital é mais que uma identidade visual nova ou um ponto de referência para as notícias do governo. É parte de um conceito que leva à inclusão tecnológica e à ampliação da transparência e do acesso à informação. Não tenho dúvidas, o RJ Digital é eficiência, economia, transparência e qualidade de atendimento para a população do Rio de Janeiro.
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