Unidade da FIA/RJ fica na rua Heinz George Well, 36, no Centro de Paraíba do Sul Divulgação

Paraíba do Sul - A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) inaugurou neste mês de junho uma nova unidade de atendimento, desta vez no município de Paraíba do Sul. A unidade recebe o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), destinado ao público adolescente e que tem como um de seus principais objetivos inserir os alunos no mercado de trabalho; e o Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACA), que desenvolve ações dirigidas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência, seja ela física, psicológica, por negligência, abandono ou até mesmo o abuso sexual no âmbito familiar.
“Estamos muito felizes com a inauguração de mais uma unidade da FIA/RJ onde nossas crianças e adolescentes poderão ser acolhidas pelos programas da Fundação. Agradecemos ao Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por nos apoiar em nossa missão de garantir os direitos das crianças e adolescentes em todo o nosso estado”, comemorou Fernanda Lessa, presidente da FIA/RJ.
MAIS SOBRE O PTPA
O programa, desenvolvido pela FIA/RJ em parceria com a UERJ, tem como propósito oferecer aos adolescentes, de ambos os sexos, oportunidade de inserção qualificada no mundo do trabalho por meio das articulações e parcerias promovidas pela FIA com instituições públicas e privadas.

O público alvo são adolescentes de 15 a 18 anos incompletos que estejam matriculados, frequentando efetivamente o Ensino Fundamental ou Médio ou oriundos de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família ou Renda Melhor Jovem. Também participam adolescentes que estejam cumprindo medidas sócias educativas.

A intervenção do Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência da FIA/RJ se dá através de núcleos regionalizados de atendimento, os NACAs (Núcleos de Atendimento à Criança e o Adolescente) que contam com equipes multiprofissionais capacitadas para o atendimento psicossocial na esfera da prevenção, da orientação e da avaliação psicossocial visando o enfrentamento do fenômeno da violência doméstica contra crianças e adolescentes, principalmente da violência doméstica de natureza sexual, que corresponde a maior demanda por atendimentos no Programa.

MAIS SOBRE O PROGRAMA DE ATENÇÃO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE VITIMAS DE VIOLÊNCIA
A intervenção do Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência se dá através de núcleos regionalizados de atendimento, os NACAs (Núcleos de Atendimento à Criança e o Adolescente) que contam com equipes multiprofissionais capacitadas para o atendimento psicossocial na esfera da prevenção, da orientação e da avaliação psicossocial visando o enfrentamento do fenômeno da violência doméstica contra crianças e adolescentes, principalmente da violência doméstica de natureza sexual, que corresponde a maior demanda por atendimentos no Programa.

De acordo com números apurados entre 2021 e 2022, a maioria das solicitações que chegam ao Programa vem das delegacias, 64%, em segundo lugar dos Conselhos Tutelares, 33%, havendo também encaminhamentos do Juizado da Infância e Juventude e das Varas de Família, totalizando 6%.

ONDE:
Rua Heinz George Well, 36 - Centro - Paraíba do Sul / RJ.
Fundação para a Infância e Adolescência
Tel.: (21) 2334-8030 | (21) 2334-8031
E-mail: fia@fia.rj.gov.br

Programa de Trabalho Protegido na Adolescência
Tel.: (21) 2334-8048
E-mail: ptpa@fia.rj.gov.br

Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência
Tel.: (21) 2334-8058 | (21) 98060-5416
E-mail: gerencia.violencia.fiarj@gmail.com