Prefeito Bernardo Rossi participou da solenidade - DANIEL CAMARA/Divulgação
Prefeito Bernardo Rossi participou da solenidadeDANIEL CAMARA/Divulgação
Por O Dia
Petrópolis - Petrópolis tem uma nova arma de auxílio ao combate a crimes sexuais: o projeto Minha Aurora. Lançando nesta sexta-feira, na Faculdade Arthur Sá Earp Neto, numa parceria entre Polícia Civil e a prefeitura municipal, a iniciativa cria um novo protocolo de atendimento de saúde e social a vítimas de estupro e terá um trabalho educativo de orientação sobre como identificar e agir em casos de abuso sexual.

Com o projeto, novos equipamentos do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) irão auxiliar a Polícia Civil a acelerar as investigações destes crimes. Além disso, o Hospital Alcides Carneiro passará a oferecer os medicamentos do 'minuto seguinte', que consiste em antirretrovirais para prevenir o HIV e vacinas como a da hepatite B. Para mulheres vítimas, serão oferecidas pílulas contraceptivas de emergência, como estabelecido pelo Ministério da Saúde. O atendimento às vítimas, ainda na delegacia, também ganhará uma atenção especial.

"O projeto Minha Aurora vai criar um protocolo dentro do atendimento da delegacia, evitando uma revitimização, que é a oitiva na delegacia, ir novamente no PRPTC, encaminhando para outros órgãos onde ela é ouvida de novo. Nós vamos evitar a oitiva da vítima criança, para que ela seja ouvida apenas no Núcleo de Atendimento Psicológico Especializado Infantojuvenil. E quando for maior, que ela tenha acolhimento no Cram. Também vamos criar, em Petrópolis, um laboratório de espermatozoide, que vai dar mais agilidade na investigação da Polícia Civil do Interior", explicou Juliana Ziehe, delegada da 106ª DP e uma das criadoras do projeto.

Outra área que será trabalhada será a da educação. Palestras serão realizadas, assim como a produção de uma cartilha organizada pela delegada e a médica perito legista Mary Laura Garnica. 

"Petrópolis se sente muito honrada de receber aqui o projeto Minha Aurora. Eu coloquei tapete vermelho, abri portas das secretarias porque é uma iniciativa muito importante, é um programa que vai preservar a vida das famílias. Quando a gente fala de abuso sexual contra crianças, os números são alarmantes. E quando a gente tem um programa como esse, uma parceria entre a Polícia Civil, Secretaria de Assistência Social, de Educação, de Saúde e demais secretarias, com certeza nós vamos fazer a diferença", completou o prefeito Bernardo Rossi.