
O assunto foi abordado durante uma reunião entre o prefeito Bernardo Rossi e o vice-cônsul da Alemanha no Rio, Johannes Bloos, realizada na última semana. A ideia é de que os dois colégios - que ainda serão escolhidos pela Secretaria - iniciem já em 2020 o ensino do alemão em turmas da educação infantil.
"O projeto está sendo formulado graças ao auxílio e apoio do Segmento Germânico e do Colégio Cruzeiro, do Rio de Janeiro, instituição bilíngue que é referência nesse tipo de ensino. Será um marco na rede municipal. A ideia é de que, através de atividades direcionadas e lúdicas, o resgate da cultura e o ensino da língua conquiste os nossos alunos", afirmou o prefeito de Petrópolis.
Atualmente, 32 alunos contam com aulas de alemão na Casa da Educação Visconde de Mauá e é graças ao sucesso deste trabalho, segundo a secretária de Educação, Márcia Palma, que surgiu a oportunidade de ampliar o ensino.
"Os alunos estão cada vez mais interessados, as famílias estão felizes e percebemos que, através da ludicidade das aulas, eles estão atentos e se mostram cada vez mais estimulados. Estamos em contato com o Colégio Cruzeiro, estudando duas escolas da rede para formularmos a melhor forma de implantação e metodologia. Conseguimos o apoio inclusive do Goethe Institut que está estudando uma forma de ajudar na formação para professores da nossa rede, porque a ideia é de que o projeto, futuramente, alcance outras instituições de ensino da rede municipal", concluiu a secretária.