Unidades de saúde receberam novas macas - Divulgação
Unidades de saúde receberam novas macasDivulgação
Por O Dia
Petrópolis - A prefeitura adquiriu, nesta segunda-feira, novos equipamentos que serão destinados às unidades de saúde do município. Foram compradas sete macas hidráulicas e três aparelhos de ultrassonografia, sendo um deles para a realização de exames de ecodopler, totalizando um investimento de R$ 406 mil. Parte do material será utilizado no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp e no novo Centro Municipal de Ortopedia (CMO), que será implantado na unidade.

"São mais equipamentos para melhorar as estruturas das unidades hospitalares do município. Estamos atuando para garantir mais serviços e assistência de qualidade para os usuários", destacou o prefeito Bernardo Rossi.

As novas macas que oferecem conforto e segurança, principalmente nos casos onde é necessária a remoção dos pacientes, serão usadas para melhor estruturar o setor de observação dos pacientes de maior gravidade, em transição entre UTI e o leito de clínica médica. Os aparelhos de ultrassonografia serão utilizados em toda a rede pública de saúde.

Uma parte dos aparelhos será utilizados para equipar o CMO, para o qual o hospital já vem recebendo materiais. Para a instalação da nova unidade já foi adquirido o aparelho para a realização do exame de densitometria óssea. A partir do funcionamento do espaço especializado em ortopedia, o município passará a contar com unidade própria para o diagnóstico de osteoporose e redução de massa óssea. Atualmente o serviço é oferecido por clínica especializada conveniada com a Secretaria de Saúde.

"A partir da instalação do CMO vamos conseguir absorver a demanda por tratamento ortopédico com estrutura e equipamentos qualificados para prestar todo o suporte necessário aos pacientes da rede", afirma a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

R$ 110 mil estão sendo investidos na construção do Centro Municipal de Ortopedia. O objetivo da prefeitura é que o local se torne referência no combate a artrose, oferecendo tratamentos alternativos aos procedimentos cirúrgicos, como é o caso da aplicação do ácido hialurônico.