A pedido do prefeito Bernardo Rossi e obedecendo os decretos municipais de enfrentamento à pandemia, os 15 pontos de apoio passarão por desinfecção, os desalojados que apresentarem sintomas serão direcionados para atendimento médico nas unidades de saúde do município e haverá disponibilização de máscaras e álcool em gel.
“Durante a elaboração do plano nós tivemos o cuidado de pensar em cada detalhe para que, caso haja alguma incidência de desalojamento, as pessoas possam permanecer em segurança nos abrigos e protegidos contra o coronavírus. O nosso Plano Verão já se mostrou eficiente em reduzir o número de vítimas em desastres e agora temos mais essa missão, de proteger aqueles que passam por um momento tão delicado. Esperamos que os alojamentos não sejam utilizados, mas caso as pessoas precisem estaremos prontos para atender”, disse o prefeito. Os insumos, como máscaras e álcool em gel, deverão ser enviados pela Secretaria de Saúde.
Os cinco planos de contingência no período de chuvas são referentes a rolamento de blocos, vendavais, deslizamento de solo e/ou rocha, inundações e tempestades de raios. Além dos planos de contingência, o plano da estação conta com a visita dos agentes da Defesa Civil aos pontos de apoio das comunidades com sirenes, treinamentos com os moradores, o SOS Chuvas e o programa Rio Limpo.
As visitas de inspeção aos pontos de apoio e conjuntos de sirenes já foram concluídas com os profissionais devidamente treinados e já estão prontas para atender a quem precisar de abrigo.
Está chegando o período com maior reincidência de chuvas, os moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos alertas de sirenes e orientações da Devesa Civil. Em caso de emergência basta ligar 199 e solicitar auxílio.