Prefeitura lança campanha Outubro Rosa e abre programação de ações de cuidado da saúde da mulher

Campanha começa neste sábado e segue com intensificação de atendimentos ao logo do mês

Por O Dia

Sede da prefeitura ganhou iluminação especial
Sede da prefeitura ganhou iluminação especial -
Petrópolis -  A Campanha do Outubro Rosa foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, com a inauguração das luzes temáticas no Palácio Sérgio Fadel, sede da administração municipal, e show do cantor Gabriel Silva. Durante o evento foram anunciadas as ações que serão realizadas ao longo de todo mês, começando nesse sábado, quando acontecerá o Dia D de conscientização para o câncer de mama.

Neste primeiro dia de ação, 47 unidades de saúde irão funcionar, das 8h às 16h30, para o atendimento da mulher. Também no sábado, no Hospital Alcides Carneiro, haverá apresentação de coral, às 17h, dando início às ações de intensificação do cuidado da mulher, que contará com ampliação de oferta de consultas e exames no dia a dia e em mutirões, que serão realizados aos sábados.

"Esse é um momento ímpar do Outubro Rosa, o momento da prevenção. Somente em 2018, o trabalho que o Outubro Rosa fez aumentou em 88% a média mensal de atendimentos na rede. Esse é um trabalho muito importante, o da prevenção. Sabemos da importância do tratamento inicial e do percentual de cura quando é feito o diagnóstico precocemente. O município tem que dar esse respaldo e nós estamos conseguindo", destacou o prefeito Bernardo Rossi, reforçando que as expectativas para esse ano são de ampliação nos atendimentos, como ocorreu no ano passado. Ao todo, foram realizados 2.706 atendimentos voltados para a saúde da mulher. Esse montante atingiu um atendimento 88% maior do que a média mensal de 2018. Somente no Dia D, foram realizadas 1.259 consultas.

Ao longo do mês, todas as 54 unidades de saúde estarão atuando de forma intensificada para o atendimento da mulher em consultas e coletas de preventivo, além do encaminhamento para exames como de mamografia, ultrassonografias e realização de palestras, com o apoio da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.

"As nossas unidades vão trabalhar na campanha como é feito todos os anos, no Dia D, com todos os atendimentos de prevenção de câncer de mama e de colo de útero. As unidades de saúde também farão atividades no decorrer do mês junto com as comunidades e algumas em parceria com a APPO. Teremos ainda mutirões e atividades que serão realizadas no Hospital Alcides Carneiro. A expectativa é de atender cerca de 3 mil mulheres", destacou a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

No Hospital Alcides Carneiro as atividades também serão realizadas ao longo do mês. Após a abertura da campanha no hospital, através do projeto Trabalhando Sonhos, implantado pela Comissão de Humanização do HAC, serão feitas ações de cuidado com a saúde e bem-estar das pacientes.

"A ideia é oferecer atividades com um olhar voltado para o bem-estar dos pacientes, trabalhando a autoestima, em uma perspectiva em que o paciente se sinta acolhido, fortalecido, promovendo a humanização do ambiente hospitalar", frisou o diretor administrativo do HAC, Leonardo Aldighieri.

Hac ofertará mais consultas e exames

No Hac haverá ampliação no número de consultas no atendimento de rotina, de segunda a sexta, e a realização de mutirões aos sábados, como o de reconstrução de mama programado para o dia 14 de outubro. Terá também exames de ultrassonografia, ressonância magnética e mamografia, no dia 19 de outubro, além de consultas no Ambulatório do HAC, no dia 26 de novembro.

Serão realizados ainda palestras com profissionais e pessoas que já passaram pelo tratamento do câncer. Além de conscientizar sobre a importância do cuidado de rotina para a prevenção e identificação precoce da doença, a Comissão de Humanização do hospital programou uma série de ações que visam oferecer entretenimento e trabalhar a autoestima das pacientes, com a realização de tardes de beleza e ensaios fotográficos.

APPO realizará palestras em unidades de saúde e caminhadas de conscientização

As representantes da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos realizarão palestras durante todo o mês em unidades de saúde e nas comunidades, além de caminhadas de conscientização. A primeira será neste sábado, no Vale do Carangola, às 9h e em Itaipava, às 16h. No dia 19 de outubro, a concentração será no Sesc Nogueira, novamente às 9h. Uma semana depois será a caminhada do Centro, com saída às 15h na Catedral, percorrendo toda a avenida, encerrando na Avenida Koeler, na prefeitura.

"Expectativa de alcançar o maior número de mulheres com nossas palestras e que elas possam procurar atendimento para fazer os exames, para fazer a prevenção do câncer de mama. Que elas consigam entender qual é a importância do Outubro Rosa”, destaca a presidente voluntária da APPO Ana Cristina Mattos.

A APPO realizará a venda de camisas da campanha na Praça Dom Pedro e no dia 26, quando será a caminhada no Centro, será feita a entrega de camisas para os que doarem alimentos não perecíveis. Toda a verba e alimentos arrecadados serão revertidos para o funcionamento da Associação.

Comentários