Palácio de Cristal será um dos pontos do Petrópolis Gourmet - Bruno Wanderley
Palácio de Cristal será um dos pontos do Petrópolis GourmetBruno Wanderley
Por O Dia
Petrópolis -  Programada para o início de novembro, entre os dias 6 e 17 de novembro, a 19ª edição do Petrópolis Gourmet promete movimentar a cidade mais uma vez. Com cozinhas pilotadas por renomeados chefs, ambientes cheios de charme e muitos endereços pitorescos, o evento espera movimentar cerca de R$ 4,3 milhões em 12 dias de festival, considerando os 43 restaurantes participantes e a rede hoteleira que receberá os turistas.

Em quase duas décadas, o Petrópolis Gourmet já recebeu mais de 300 mil pessoas e está entre os oito maiores eventos gastronômicos do país. Somando todas as edições, são 610 participações de restaurantes, mais de 900 oficinas e 200 chefs comandando as cozinhas. E o evento movimenta ainda os setores de comércio, indústria e serviços, uma cadeia produtiva com mais de 40 mil postos de trabalho.

"Nossa preocupação é com a qualidade, aprimorando e inovando a cada edição. Queremos que os visitantes tenham uma memória afetiva com os pratos saboreados e a estadia na cidade", destaca Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, organizador do evento.

E Ghaoui vai além: "A cidade toda esta envolvida. O festival acontece nos 43 restaurantes participantes, mas há degustação em áreas públicas como as Ruas Teresa e 16 de Março que são polos de compras, oficinas abertas ao público, inclusive crianças, e um mercado especial de produtos orgânicos e da cidade. O festival está nas ruas porque celebramos com o morador e com o turista esta alegria de bem receber".

E tanta hospitalidade faz bem ao paladar de hotéis e pousadas. A ocupação hoteleira na cidade vai crescer em função do festival, de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes.

"Um calendário de eventos forte é estratégico para o interior do estado e vital para a economia dos municípios, gerando incremento de até 30% na ocupação hoteleira", prospecta. A ocupação nos finais de semana chega a 80% da rede hoteleira, somando 5,5 mil leitos, enchendo a cidade em uma época considerada de baixa temporada.

O FESTIVAL EM 2019

A 19ª edição do Petrópolis Gourmet terá como tema “Receita das Colônias”, que promete oferecer ao público verdadeiras viagens em pratos inspirados nas colônias alemã, italiana e portuguesa. Quarenta e três restaurantes terão menus especiais, criados especialmente para o festival. Mais de 4,3 mil pratos especiais – com preços diferenciados– serão servidos em 12 dias de festival. E as opções são para todos os gostos, com valores a partir de R$ 48,50.

O evento terá também oficinas em áreas de grande circulação de pessoas, como unidades de ensino, mercados e shoppings, e o tradicional Mercado Gourmet, que este ano será montado, com o apoio do Polo Gastronômico, ao lado do Hortomercado Municipal, em Itaipava. No espaço o público vai encontrar produtores e artesãos locais, com exposição e comercialização dos produtos de Petrópolis.