Bernardo Sabrá, coordenador do Procon, explicou como funcionará o Selo - Divulgação
Bernardo Sabrá, coordenador do Procon, explicou como funcionará o SeloDivulgação
Por O Dia
Petrópolis - O Procon Petrópolis lançou na última sexta-feira, dia 25, o Selo de Excelência, que reconhece o bom trabalho das empresas do município junto aos consumidores, que cumprem com legitimidade o Código de Defesa do Consumidor. A apresentação aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), onde os participantes puderam conhecer quais são as exigências para obter o Selo, além de todos os benefícios que a premiação oferece tanto para a população quanto para os fornecedores, como explicou Bernardo Sabrá, coordenador do Procon na cidade:

"A ideia do lançamento é apresentar aos lojistas e empresários o Selo de Excelência e mostrar como é árduo o trabalho do Procon para manter e fiscalizar o direito do consumidor, tanto que hoje nossa gestão é referência no estado. O Selo do Procon dará uma confiança ao consumidor e credibilidade ao estabelecimento”, destacou.

Os empresários que desejarem ter o Selo de Excelência do Procon devem fazer uma solicitação pelo email [email protected], até o dia 19 de dezembro. Depois de feito, o pedido passará por uma comissão formada pelo assessor jurídico, fiscal e coordenador do Procon, pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Petrópolis e pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil.

Entre os critérios de avaliação estão o quantitativo de reclamações e denúncias formalizadas no Procon, bem como o índice de resolutividade e tempo de resposta de demandas dos consumidores, os relatórios de fiscalizações realizadas pelo órgão, a adoção de boas práticas de acessibilidade e atendimento prioritário, e a participação em ações de educação para o consumo e ações solidárias.

Segundo a empresária, Teresa Cristina Carneiro do Carmo, o Selo também mostra um atendimento atualizado dentro do CDC para o consumidor.

"O Selo traz uma confiabilidade para os nossos clientes. Minha loja existe há 64 anos e o Selo soma a tradição à qualidade no atendimento com conhecimento nos direitos do Consumidor", explicou.

O Selo foi instituído após a Lei Municipal 7.775, de autoria do vereador Jamil Sabrá. As empresas cadastradas após a analise de excelência, estando em dia com todas as exigências, receberá o Selo do Procon em março, – mês que é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, durante uma solenidade na Câmara Municipal de Petrópolis. Ele será válido por um ano.