Prefeito Bernardo Rossi inaugura nova sede do Centro de Referência em Educação Inclusiva

CREI João Pedro de Souza Rosa já está funcionando na Rua Buenos Aires

Por O Dia

Bernardo Rossi esteve presente na inauguração da nova sede
Bernardo Rossi esteve presente na inauguração da nova sede -
Petrópolis - Referência na oferta de atendimento especializado para os alunos incluídos na modalidade de educação especial da rede municipal, o Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa está funcionando em novo endereço. A inauguração do novo espaço, localizado na Rua Buenos Aires, nº 155, foi realizada nesta terça-feira pelo prefeito Bernardo Rossi e contou com a participação dos alunos, famílias, professores e do Coral dos Anjos.

"O CREI é um espaço que oferece um atendimento de excelência para os nossos alunos da rede municipal, com planejamento especial criado para cada um deles. É um suporte que garante avanços na autonomia e superação de desafios. É um trabalho lindo e eles precisaram de um novo local para atendimento. Esse imóvel tem espaço, salas e quadra para a realização das atividades físicas. Hoje, aqui, estou realizando um sonho, inaugurar um novo CREI, com salas coloridas, pátio enorme e com muito verde", disse o prefeito Bernardo Rossi durante a inauguração.

No imóvel há salas preparadas para o atendimento de todas as oficinas que são oferecidas no CREI: braille, orientação e mobilidade, técnicas de baixa visão, psicomotricidade, apoio pedagógico, informática, música, teatro, capoeira, musicalização, oficina da palavra, estimulação precoce e ludicidade, cozinha laboral e horta e vida diária.

"Todo o acompanhamento necessário para garantir que esses alunos tenham qualidade de vida e avanços significativos no desenvolvimento são garantidos no CREI. Priorizamos um local com bastante espaço físico para as crianças justamente para que elas possam participar de todas as atividades oferecidas no Centro de Referência”, afirmou a secretária de Educação, Marcia Palma.

Atualmente, 191 alunos da rede municipal estão sendo atendidos no CREI, todos incluídos na modalidade de atendimento especial: são alunos com déficit de atenção, síndrome de down, autistas, cegos e outras necessidades especiais.

Débora Guimarães, mãe do Vinicius Augusto, de 6 anos, diagnosticado com autismo e hiperatividade quando tinha apenas 2 anos de idade, aprovou o novo espaço.

"Ele participa das aulas de música e estimulação precoce. Os avanços são significativos, ele se comunica melhor e é outra criança. O estimulo é tudo. A equipe é maravilhosa e esse novo espaço é perfeito, eles poderão fazer atividades diferentes e isso me deixa muito feliz", explica. 

Incentivo a inclusão e ao esporte

Além do CREI, a Prefeitura de Petrópolis vem investindo em atividades diferenciadas para o público da educação especial. Um dos exemplos é o projeto ISE - Inclusão Social Esportiva – que oferece aulas de natação para alunos especiais na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues.

Neste ano, o governo também realizou o ParaJeds, competições com os alunos especiais na programação dos Jogos Estudantis dos Distritos, os JEDs. Outra ação realizada na última semana, no dia 25, foi o Dia Paralímpico no 32º Batalhão. Na ocasião, 200 alunos especiais participam de atividades físicas diferenciadas.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários