Terminal passará por reforma - DANIEL CAMARA
Terminal passará por reformaDANIEL CAMARA
Por O Dia
Petrópolis - Começou nesta terça-feira o trabalho de revitalização de revestimento e pintura de fachada no Terminal Centro. Operários que trabalham na reforma do local fazem o serviço na área externa do prédio. Nos próximos dias, uma outra frente irá atuar no telhado do maior terminal rodoviário da cidade. A obra vai que vai beneficiar 100 mil pessoas que frequentam o local diariamente.

Apesar do prazo de 180 dias para realização da ação, o prefeito Bernardo Rossi garantiu que o objetivo é entregar antes para a população.

"Essa era uma obra muito esperada. São mais de 100 mil pessoas de todos os cantos da cidade que passam por aqui todos os dias. Desde que assumimos a prefeitura, o terminal já estava deteriorado. Quando a gente faz uma reforma que é estrutural, pintura, piso, banheiro, telhado, uma obra que abrange todo terminal, a gente mostra para a população o carinho que nós temos com ela. A população vai poder andar aqui no terminal, pegar o ônibus com conforto merecido”, destacou o prefeito.

O projeto contempla intervenções no telhado, com a instalação de telhas de aço novas, cumeeiras e rufos, com impermeabilização de calhas, tanto na área coberta quanto junto às baias de ônibus. O piso será totalmente substituído e polido e ganhará ainda o sistema de orientação para pessoas com deficiência visual, que são os azulejos podotáteis. As paredes e o teto terão o revestimento refeitos. Haverá ainda pintura em toda a estrutura, portas de madeira, portões e guarda-corpo.

A revitalização será realizada desde o lado da Rua Dr. Porciúncula, onde o piso em pedra portuguesa será recomposto. Já na área de embarque/desembarque que é vizinha ao rio, o revestimento do teto e da mureta de proteção será refeito com a instalação de forro em PVC, e um novo piso aplicado. Daquele lado, pilares, marquise guarda-corpo e mureta terão nova pintura, além de revisão da parte elétrica.

No espaço de circulação dos ônibus, será aplicada uma nova camada de pavimentação, nivelamento de caixas de ralo e também dos “almofadões” na entrada e saída do terminal. Ainda serão feitos meio-fio junto às baias e colocação de balizadores.

Do Terminal Centro partem 1.640 viagens de 80 linhas de ônibus todos os dias, levando os usuários para diversos locais da cidade, como Alto da Serra, Quitandinha, Bingen e Retiro, por exemplo.