Falta de equipamentos de proteção é grave, diz Associação Médica Brasileira - Agência Brasil
Falta de equipamentos de proteção é grave, diz Associação Médica BrasileiraAgência Brasil
Por Ney Freitas
Petrópolis - Neste sábado, mais seis exames foram coletados na cidade. Quatro na parte da manhã e dois ao final da tarde. Todos os pacientes tiveram o primeiro atendimento realizado no Ponto de Apoio, montado ao lado da UPA Centro, e apresentam sintomas condizentes com a doença, mas permanecem em isolamento domiciliar. Também neste sábado, mais um caso testou positivo para coronavírus.
Até o momento, este é o quarto caso confirmado em Petrópolis. O paciente tem 45 anos, é morador de Itaipava, está em casa, passa bem e vem sendo monitorado por médicos e pela vigilância epidemiológica. O município tem, hoje, 96 casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus. Destes, 70 aguardam resultado de exames laboratoriais para confirmação.
Publicidade

Sinais clínicos e epidemiológicos:


De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde são pacientes suspeitos de coronavírus pessoas que apresentem sintomas como febre alta, tosse e falta de ar e que tenham viajado para países ou cidades onde foram confirmados casos da doença. Pessoas que mantiveram contato com possíveis casos positivos também entram na lista do grupo de risco da doença.


Prevenção ao coronavírus:


Lavar as mãos com água e sabão com freqüência e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca
Quando não for possível lavar as mãos, usar o álcool gel 70º para higienização
Não compartilhar objetos pessoais como toalha, copos, talheres, pratos e garrafas
Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz
Usar lenço descartável
Evitar locais aglomerados e sem ventilação
Evitar contato próximo com pessoas com sintomas