Acordo visa a garantir a alimentação dos alunos que ficaram sem a merenda após a suspensão das aulas em razão das medidas de isolamento social  - Arquivo/ Agência Brasil
Acordo visa a garantir a alimentação dos alunos que ficaram sem a merenda após a suspensão das aulas em razão das medidas de isolamento social Arquivo/ Agência Brasil
Por O Dia
Petrópolis - Os cartões do Programa Merenda Certa, lançado pelo prefeito Bernardo Rossi com o objetivo de auxiliar as famílias dos alunos da rede municipal de Educação, começarão a ser distribuídos na próxima sexta-feira, dia 17 de abril. Alguns gestores receberão os cartões já nesta quinta e se organizarão para iniciar a entrega às famílias na sexta. A orientação será dada pela Secretaria de Educação e o cronograma será organizado pelas escolas com dia e horário marcado, para evitar aglomerações. A expectativa é de que todos os cartões sejam entregues até o final do mês para as famílias que possuem filho (s) matriculados (s) na rede municipal de Educação – cada família terá direito a um cartão.

O cartão tem o valor de R$ 70 e deverá ser usado para a compra de alimentos, com o objetivo de reforçar a alimentação das crianças nesse período de suspensão do atendimento na rede municipal por conta das ações de prevenção ao coronavírus. “A ideia é a de auxiliar nesse momento complicado em que as famílias estão em casa, com as crianças. Uma alimentação adequada é primordial para o desenvolvimento dos pequenos e dos jovens também”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Mais de 35 mil cartões serão entregues para as famílias. O investimento é de cerca de R$ 2,5 milhões, provenientes de recursos próprios do poder público. “O cartão funcionará de forma provisória e temporária, enquanto a cidade passa por restrições devido as medidas de prevenção contra o coronavírus. Tão logo possamos voltar com o atendimento na rede municipal, voltaremos com tudo, com alimentação balanceada nos nossos espaços, com supervisão dos nutricionistas da Gerência de Alimentação Escolar”, explica a secretária de Educação, Márcia Palma.

O prefeito Bernardo Rossi ainda salientou a importância do cartão no comércio. “Além de reforçar a alimentação, as famílias também consumir no comércio local, auxiliando a nossa economia”, afirma. A empresa responsável pelos cartões - MS Benefícios – está cadastrando estabelecimentos comerciais interessados em aceitar o cartão para compras. Comércios interessados na parceria também podem entrar em contato através do telefone: (19) 3399-0245.


Como vai funcionar

A Secretaria de Educação vai orientar os gestores dos espaços escolares da rede municipal de Educação com relação a distribuição do cartão, tanto famílias que possuem crianças nos Centros de Educação Infantil quanto nas escolas terão direito ao benefício, sendo que cada família terá direito a um cartão, independentemente da quantidade de filhos matriculados. Os gestores entrarão em contato com as famílias para agendar a entrega dos cartões, não há necessidade de inscrição.

Vale destacar que o poder público também entregou reforço alimentar, através de alimentos não perecíveis para alunos dos Centros de Educação Infantil. Mais de cinco mil conjuntos foram entregues para famílias dos alunos que tem entre 1 e 5 anos. Essas famílias também receberão o Cartão Merenda Certa.