Petrópolis bate recorde de baixas temperaturas no mês de maio e registra 2.5ºC

Frio foi medido na madrugada desta sexta-feira no Rocio. Plantas, veículos e telhados das casas locais amanheceram totalmente cobertos por gelo.

Por Ney Freitas

Baixas temperaturas chegaram com antecedência à cidade. Meteorologistas avisam que inverno será rigoroso na serra
Baixas temperaturas chegaram com antecedência à cidade. Meteorologistas avisam que inverno será rigoroso na serra -
Petrópolis - A impressão é de já estarmos em pleno inverno. Mas é só impressão mesmo. Ainda no outono, a cidade de Petrópolis tem registrado dias frios e noites típicas da estação mais esperada pelos moradores da cidade. Aguardada para ter início no próximo dia 20 de junho, parece que as baixas temperaturas resolveram chegar antecipadamente trazendo o inverno e fazendo com que todos tirem os casacos do armário.
Segundo dados fornecidos pelo Climatempo, em Petrópolis, no final de semana passado, as temperaturas mínimas variaram de 11°C, na sexta-feira, a 14°C, no domingo. Contudo, o início dessa semana registrou temperaturas ainda mais baixas, variando entre as mínimas de 8°C e 6°C, de segunda à quinta-feira.
Segundo afirmação de meteorologistas, o frio intenso que fez em Petrópolis e em outras cidades do Rio de Janeiro nesses últimos dias, foi provocado por uma forte massa de ar polar que avançou sobre o país. Ainda de acordo com especialistas sobre o assunto, a massa já está se afastando do Brasil.
"Agora, o centro dessa massa polar, que é a região mais fria do sistema, já está sobre o oceano, na costa da Região Sudeste, mas indo, cada vez mais, em direção ao mar, se afastando do Brasil. Com o afastamento dessa massa polar, o frio também tende a diminuir em Petrópolis, e em todo o estado do Rio de Janeiro. Nesse último final de semana de maio, ainda sentiremos frio durante a noite, e no início da manhã, mas já não fica tão gelado como ficou nesses últimos dias", afirmou a meteorologista da Agência Climatempo, Josélia Pegorim.

 


Comentários