
“Ficamos felizes em poder testar cada dia mais pessoas na cidade. Petrópolis tem, hoje, por volta de 12 mil testes rápidos e estamos adquirindo mais 50 mil, ou seja, teremos 62 mil testes e, caso necessário, iremos ampliar esse número para fazer uma grande testagem em massa e monitorar mais de perto a transmissibilidade do vírus na cidade. Nosso compromisso em salvar vidas continua de pé e não vamos abrir mão do que é necessário para proteger a população”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.
Em relação à testagem no sistema de Drive Thru, a prefeitura irá adotar as seguintes datas e medidas:
27/06 – Quitandinha (mesmo local da vacinação contra o H1N1)
04/07 – Posse
11/07 – Alto da Serra
18/07 – Corrêas
25/07 – Bingen
01/08 – Centro
08/08 – Mosela
Em relação aos testes nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), um total de 50 vagas por semana será disponibilizado para cada unidade, ou seja, 10 por dia. Usuários poderão escolher a UBS mais próxima de casa, ou local de trabalho, no momento da inscrição. Os testes serão limitados nestes locais porque as unidades realizam, diariamente, ações de vacinação, consultas e curativos, entre outras.
“Vamos ampliar ainda mais a testagem por meio das UBS, mas preciso lembrar que a ação é voltada apenas às pessoas que apresentem sintomas de síndromes gripais, como febre, dor de cabeça, dores no corpo e falta de ar, entre outras, que estejam entre o 8º e 30º dia após o aparecimento dos primeiros sintomas. Nosso objetivo é proteger a população e fazer um melhor mapeamento da doença na cidade”, explicou a secretária de Saúde do município, Fabíola Heck.
Unidades Básicas de Saúde que iniciaram a testagem hoje:
Alto Independência
Araras
Retiro
Mosela
Itaipava
Quitandinha
Morin
Pedro do Rio
Itamarati