As câmeras integradas ao Ciop ficam na entrada e na saída do Terminal Centro, nas áreas internas - Caio Garin
As câmeras integradas ao Ciop ficam na entrada e na saída do Terminal Centro, nas áreas internasCaio Garin
Por O Dia
Petrópolis - O monitoramento feito no Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) agora está ampliado. Quatro, das 34 câmeras do Terminal Centro, agora transmitem as imagens em tempo real e são acompanhadas pelos agentes dos órgãos de segurança e da CPTrans 24 horas por dia. O prefeito Bernardo Rossi esteve no Ciop neste final de semana e acompanhou o início do trabalho. Petrópolis, agora, tem 90 câmeras de segurança.

Com a integração das câmeras do Terminal Centro, os agentes que ficam no Ciop vão poder acompanhar a movimentação dos ônibus e dos pedestres que circulam diariamente pelo local. Antes da pandemia, eram 100 mil pessoas que passavam no terminal.

Aqui no Ciop estão os olhos da cidade. A partir daqui todos os órgãos de segurança podem acompanhar o que acontece no nosso município, em todos os distritos. E agora, a novidade é a integração das câmeras do Terminal, o que vai auxiliar ainda mais o trabalho da Guarda e da PM, que vão ter salas de operações lá e vão contar também com essas imagens”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

As câmeras integradas ao Ciop ficam na entrada e na saída do Terminal Centro, nas áreas internas. Além desses quatro, os demais 30 equipamentos instalados na área vizinha à Rua Caldas Viana, na maior área de circulação de pessoas e na calçada da Rua Dr. Porciúncula, também filmam em alta definição e armazenam as imagens, que podem ser usadas em caso de necessidade em investigações. A instalação das câmeras faz parte da maior reforma realizada no Terminal Centro nos últimos 20 anos, trabalho que que deixou telhado, piso, parte elétrica, pintura e pavimentação totalmente novos.

O Ciop tem 56 câmeras instaladas em 46 locais diferentes em toda cidade. São aparelhos que filmam com alcance de 1 km de distância e em 360º. Nas entradas da cidade, foram colocados 10 equipamentos que fazem o reconhecimento de carros roubados. O sistema de monitoramento também permite fazer investigações a partir de filtros de imagens por cor, direção, objeto, velocidade e ociosidade, entre outros, o que facilita a busca de informações por parte da Polícia Civil durante uma investigação.