O atendimento na Casa do Trabalhador oferece a emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª via), orientação ao trabalhador, instruções sobre elaboração de currículo, auxílio de cadastro no Balcão de Empregos da Prefeitura, entre outras indicações para o mercado de trabalho.
“A Casa do Trabalhador vai unir quem precisa de mão-de-obra e quem procura emprego. A função é ajudar no ingresso ou no retorno ao mercado de trabalho”, destacou o prefeito interino, Hingo Hammes.
A prefeitura disponibiliza em seu site oficial o Balcão de Empregos, onde vagas abertas de serviço ficam disponíveis. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos no site www.petropolis.rj.gov.br.
Além disso, no local, as pessoas recebem auxílio para fazer a migração da carteira de trabalho física para a carteira de trabalho digital. O formato eletrônico está em funcionamento desde 2019, podendo substituir a versão impressa.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares, destaca o papel da Casa do Trabalhador, onde funciona o Departamento de Trabalho e Renda (DETRA). “Conseguimos reunir muitos serviços em único local, para facilitar a vida da população e alavancar a economia da cidade. A intenção nos próximos meses é oferecer cursos, palestras e oficinas para capacitar e orientar as pessoas sobre o mercado de trabalho”, disse.
A jovem Beatriz Castro, de 18 anos, foi uma das pessoas que buscou a emissão da carteira de trabalho no local: “Tive um excelente atendimento, a equipe foi paciente comigo. Consegui dar entrada na minha carteira de trabalho e resolver essa questão de forma fácil”, disse ela.
A Casa do Trabalhador funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Quem busca tirar a 1ª via da Carteira de Trabalho deve comparecer ao local com a carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento e o comprovante de residência com o CEP. Quem deseja a 2ª via do documento, além dos documentos citados, é pedido CTPS anterior ou o n° de série da mesma.