Revisão do número vai garantir aumento no número de vacinas contra COVID-19 que vêm sendo enviadas para PetrópolisReprodução

Por O Dia
Petrópolis - A Prefeitura de Petrópolis está cobrando do governo do Estado um reajuste na quantidade de doses da vacina contra a COVID-19 enviadas ao município. A revisão vai garantir aumento no número de vacinas que vêm sendo enviadas.
O pedido foi motivado pela verificação de que o envio de doses pelos governos federal e estadual leva em conta estimativas populacionais, por grupos a serem vacinados, subdimensionadas. Significa que o número de doses necessárias para vacinar grupos previstos no Plano Nacional de Imunização é maior do que o que tem sido liberado para o município. Atualmente Petrópolis tem 109.320 pessoas que receberam a primeira dose da vacina - 40.560 delas já concluíram o esquema de imunização com a segunda dose.
Publicidade
Neste momento, o município está vacinando pessoas com mais de 55 anos sem comorbidades e depende do envio de novos lotes destinados à primeira aplicação para ampliar a vacinação para outras faixas etárias.
A reivindicação de ajuste no percentual de doses da vacina foi apresentada pelo secretário de Saúde do Município, Aloisio Barbosa da Silva Filho, em reunião por videoconferência com o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Mário Sérgio Ribeiro, com a participação da procuradora da República Vanessa Seguezzi e da procuradora de Justiça, Vanessa Katz.
Publicidade
“É uma ação importante da Secretaria, pois dependemos da chegada de lotes maiores de vacinas para que seja possível imunizarmos mais rapidamente os petropolitanos”, destacou o prefeito interino, Hingo Hammes.

A cobrança de Petrópolis foi motivada pela necessidade de remessas maiores da vacina para ampliação da campanha e a constatação de que a quantidade de doses tem sido menor do que a necessária para atender todo o público previsto nos grupos.
Na prática, o público de alguns grupos vacinados vem sendo maior do que o número estimado pelo Ministério da Saúde, que é utilizado como parâmetro pelo Estado para o envio de vacinas. Exemplo disso é o grupo de profissionais de Saúde – grupo que teve até o momento 16.230 pessoas vacinadas e que, de acordo com o Ministério da Saúde, tinha público estimado em 13.082. O déficit na estimativa do Ministério é verificado também em outros grupos, como idosos institucionalizados e pacientes crônicos institucionalizados.
Publicidade
“Apresentamos esta demanda junto ao representante do Estado durante a reunião. De pronto, o Mário Sérgio sinalizou que já está fazendo uma readequação. A divisão de Imunização está fazendo o levantamento dos grupos vacinados e percentual em relação o público estimado pelo Ministério e iremos formalizar o pedido por meio de um ofício, que será encaminhado ainda hoje”, explicou Aloisio Barbosa, destacando que o ajuste nos percentuais irá contribuir para o avanço na vacinação.
“Temos buscado todos os meios para que a cidade receba lotes maiores de vacinas contra a COVID-19, pois a vacinação é o único caminho para controle da pandemia. Hoje a Vigilância em Saúde da Secretaria tem toda estrutura para avançar com a vacinação, dependendo somente do envio de lotes maiores para que mais petropolitanos possam ser imunizados”, afirmou o secretário.