Petrópolis - Na manhã desta segunda-feira (19) o prefeito interino de Petrópolis, Hingo Hammes, visitou o Quilombo da Tapera, no Vale da Boa Esperança, em Itaipava, para ouvir os moradores e conhecer algumas atividades promovidas para a valorização cultural dos quilombolas e geração de renda em prol da comunidade.
Entre essas ações está a criação de uma cozinha comunitária e o cultivo de mudas e sementes orgânicas, sem misturas e com alto valor de mercado. Também existe um projeto para que a comunidade tenha um box no Hortomercado Municipal, em Itaipava, para comercializar a produção e divulgar a cultura quilombola. O governo municipal também já realizou melhorias na estrada de acesso a localidade e estuda ainda um projeto esportivo que atenda as crianças do quilombo.
“O trabalho que a comunidade realiza é muito interessante. Hoje pude ouvir as reivindicações dos moradores e vamos, dentro do que for possível ao poder público, atender aos pleitos. Vamos dar suporte ao programa de mudas e sementes e estar mais próximo dessa comunidade, com uma história rica e tão importante para a cidade”, destacou Hingo, que foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares; pela coordenadora especial de Articulação Institucional, Fernanda Ferreira; pelo diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Maurício Soares; além do engenheiro agrônomo da EMATER-RJ, Leonardo Faver.
A moradora Eva Lúcia Cassiano, elogiou a relação com a atual administração, que está mais próxima da comunidade. “É muito bom que a relação entre a nossa comunidade e a prefeitura esteja mais estreita. Temos sempre que encurtar essa distância, nós precisamos muito do auxílio do poder público”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.