Em Petrópolis, 69.187 pessoas receberam as duas doses ou dose única da vacina contra a COVID-19Reprodução

Petrópolis - Com 90,98% de taxa de retorno para a aplicação de segunda dose da vacina contra a COVID-19 – índice superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde (90%) - a Secretaria de Saúde reforça a importância da população completar o ciclo de imunização para o controle da pandemia.
Em Petrópolis, 69.187 pessoas receberam as duas doses ou dose única da vacina contra a COVID-19, o que corresponde a 28,58% da população apta a receber a vacina com o ciclo de imunização completo.
Publicidade
“Petrópolis está acima do índice estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de 90%, mas nossa meta é que todas as pessoas que receberam a primeira dose retornem para receber a segunda dose e completem o ciclo de imunização. Hoje já podemos perceber os resultados positivos da vacinação. Mas é fundamental para o controle da pandemia na cidade que todos recebam as duas doses para que a imunização seja completa", destacou o prefeito interino, Hingo Hammes
Há 60 dias o número de internações em leitos de UTI vem caindo progressivamente na rede pública e se mantendo abaixo de 70%. Há 10 dias o município registra ocupação inferior a 30%, chegando na última sexta-feira (30/07) a 21,59%.
Publicidade
“Esta redução que vem sendo observada também na demanda por atendimento confirma o que os cientistas sempre defenderam: o caminho para o controle da pandemia é a vacinação. Por isso é importante que todos que receberam a primeira dose, retornem para tomar a segunda dose. Quem por algum motivo perdeu a data, deve comparecer para completar o ciclo de imunização”, orienta o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
A Secretaria de Saúde observou nos últimos dias aumento na busca por informações em relação a aplicação de vacinas em pacientes com sintomas de gripe. A orientação neste caso é para que as pessoas compareçam somente após o fim dos sintomas.

Quem perdeu o prazo para receber a D2 de CoronaVac, deve se dirigir a dois pontos
Pessoas que por algum motivo perderam o prazo para receber a segunda dose da vacina CoronaVac têm, agora, duas opções de locais para completar o ciclo de vacinação: a UCP campus Benjamin Constant (Centro) ou ao Parque de Exposições (Itaipava).
Publicidade
A aplicação de doses da vacina do Instituto Butantan será concentrada nestes dois pontos para evitar perdas de doses, uma vez que, após a abertura dos frascos, as doses devem ser aplicadas em um prazo máximo de seis horas.
Até sexta-feira (30), Petrópolis tinha 155.760 pessoas vacinadas, o que corresponde a 64,34% das pessoas maiores de 18 anos. Destas, 148.955 receberam a primeira dose e 6.805 receberam a dose única.