Mais 2 sensores de movimento de rocha foram instalados em outras 2 pedras e o sensor que já funcionava, passou por atualizaçãoDivulgação
O funcionamento do sistema foi constatado a partir do primeiro sensor, instalado no dia 17 de março, que emitiu alertas de segurança durante a chuva do dia 20 do mesmo mês. Os sensores complementam o sistema de monitoramento e alertas do município, que já conta com pluviômetros, estações geotécnicas, Sistema de Alerta e Alarmes (sirenes) e mecanismos de comunicação por SMS, canais de televisão por assinatura e emissão de avisos e boletins meteorológicos.
O monitoramento dos sensores agora é constante. Os aparelhos a todo momento passam informações sobre a posição das pedras. A qualquer vibração ou movimentação é emitido sinal na central de comando por meio de sinal de rádio, disparando alertas e informando quantos graus de movimentação ocorreram. O sistema conta com monitoramento em tempo real, 24 horas, em 360 graus. Na 24 de Maio, os equipamentos estão programados para enviar disparos de alerta a partir de movimentos acima de cinco graus.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.