Governo do Rio começa a distribuir seringas para a campanha de vacinação contra a covid-19
Governo do Rio começa a distribuir seringas para a campanha de vacinação contra a covid-19 Reprodução internet
Por O Dia
Com a expectativa de que a Anvisa libere no próximo domingo (17) o uso emergencial das vacinas AstraZeneca/Fiocruz, e CoronaVac, da parceria do laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, a prefeitura de Porto Real começa a se mobilizar para a campanha de vacinação contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (14), o Governo do Estado disponibilizou 5900 unidades de seringas e agulhas para a cidade.

O município já tinha em estoque para uso geral cerca de 4900 seringas e agulhas, e pretende comprar mais de acordo com a demanda. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Porto Real possui 16.592 habitantes. A estimativa para esse ano é de que a cidade já tenha quase 20 mil moradores.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Porto Real seguirá o Plano Nacional da Vacinação do Ministério da Saúde, fornecendo aos moradores as vacinas que forem disponibilizadas pelo Estado e Governo Federal. Numa reunião realizada hoje entre a Frente Nacional de Prefeitos e o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, alguns prefeitos anunciaram que a vacinação em todo o Brasil deve ter início na próxima quarta-feira (20).

Mesmo sem datas definidas, o Plano do Governo Federal foi dividido em fases. Na primeira, a prioridade é vacinar os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

A segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a vacinação de pessoas com comorbidades que apresentem maior chance de agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares). A quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.