Varíola de macacosReprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Quatis investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos no município: de um homem e uma mulher com idades entre 26 e 46 anos. Um outro caso, de um homem, foi analisado e já descartado através de exames. Os três casos começaram a ser monitorados no início deste mês. O Ministério da Saúde já confirmou 2.293 casos da doença no país.
Segundo a prefeitura, o resultado dos dois casos suspeitos devem sair até o fim desta semana. Enquanto isso, os pacientes estão estáveis e foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar. Os dois moradores não tiveram contato com pessoas positivadas para o vírus Monkepox.
De acordo com a SMS, o município segue as orientações da Secretaria Estadual de Saúde. A recomendação é usar máscaras para evitar o contágio. A doença, causada pelo vírus Monkeypox, é transmitida através de contato com animal ou humano contaminado, através de secreção respiratória, lesões de pele ou objetos contaminados.
Qualquer morador que apresentar início súbito de lesão em musoca e/ou erupção cutânea, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo, devem procurar atendimento médico no Hospital São Lucas. A varíola dos macacos também causa outros sintomas como: febre, dor de cabeça, dor muscular, ínguas e exaustão, entre 6 e 21 dias.