Volta as aulas presenciais em Rio Bonito na próxima segunda, todos os cuidados serão mantidosFoto: SECOM Rio Bonito
Mascara no rosto, álcool em gel na mochila e carteiras separadas foram algumas das medidas adotadas para o retorno das aulas presenciais com mais segurança. Depois de um ano e seis meses sem aulas presenciais, as unidades escolares começaram a recebem os profissionais da educação em setembro, para organização e readaptação do ambiente escolar. Além disso, cada aluno recebeu cinco Kits de Reforço de Alimentação Escolar, e assim que chegar a escola vai receber um kit de higienização contra o Covid-19, com duas máscaras de proteção, uma garrafa de água para uso individual e frasco de álcool em gel.
Grupo de Trabalho – Com a melhora apresentada pelos indicadores, a Prefeitura autorizou a reabertura gradual das escolas. Essa retomada gradual só foi possível, pois o município está com a Bandeira Amarela, com o risco relativamente baixo em relação à circulação do vírus. A secretaria de Saúde vem orientando a secretaria de Educação na implementação do Plano de Ação para volta das aulas presenciais, que garante o atendimento pedagógico tanto dos alunos que optarem pelo retorno presencial, quanto para aqueles que optarem por permanecer no ensino remoto. Durante os meses de agosto e setembro, a secretaria de Educação estruturou um grupo de trabalho para auxiliar as escolas na organização dos espaços e atender as necessidades pedagógicas que surgiram durante o período de pandemia, de forma a prevenir, apontar e solucionar tais ocorrências no retorno presencial das aulas. O grupo também contribuiu para fortalecer as ações de visitas realizadas pela Vigilância Epidemiológica nas escolas.
Reforma de Escola – As creches municipais que ofertam apenas as modalidades de Creche I, II e III, não retornam as aulas neste ano, por conta da constante necessidade de contato físico entre as crianças e o alto risco de contaminação da Covid-19. As escolas municipais Professor Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC), Governador Roberto Silveira, Rômulo Tude e Castro Alves, que estão passando por obras, também não retornarão as aulas presenciais este ano, como também na escola Raulbino Pereira de Mesquita, que se encontra em fase final de construção.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.