Rio - Cercado pelo verde da Ilha de Guaratiba, junto ao Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio, 30 produtores de plantas ornamentais da região vão realizar a segunda edição do evento Jardins do Rio. A mostra, que vai reunir oito ambientes criados por paisagistas convidados, começará na sexta-feira e vai até domingo. Os visitantes poderão participar de oficinas gratuitas de arranjos florais e degustar os deliciosos pratos dos polos gastronômicos de Barra e Pedra de Guaratiba. A entrada é gratuita.
O evento combina negócios e lazer, feito para atrair profissionais que trabalham com plantas e paisagismo, e, também, para oferecer ao carioca uma opção de entretenimento ao ar livre. “O primeiro evento, em 2011, reuniu 10 mil pessoas. A estrutura esse ano está maior e podemos oferecer um evento com melhor qualidade, desta maneira , esperamos receber o dobro de visitantes”, diz o presidente da Associação Rural de Guaratiba e organizador do evento, Paulo Pereira.
Durante o encontro, produtores vão comercializar espécies de plantas, dentre elas: bromélias, cactos e nolinas. No centro da iniciativa, estão os cerca de 300 produtores rurais de Guaratiba, organizados em torno do Polo de Plantas Ornamentais, que integra o Programa Polos do Rio, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, da Prefeitura do Rio.
“Buscamos o crescimento socioeconômico sustentável da região e consequentemente do produtor, que tem a vantagem de preservar o seu modo de vida e de desenvolver as atividades de sua vocação para gerar renda, obtendo acesso ao mercado e emprego na região”, explica o secretário municipal Fabiano Horta.
A mostra será realizada, no horário das 9h às 18h, no espaço Galeria Jardim, que fica no Sítio Meio do Mato, na Estrada da Ilha nº 200, em Guaratiba.




