Por adriano.araujo

Rio - O nadador americano Ryan Lochte, que mentiu ao comunicar um falso roubo no Rio durante os Jogos, será intimado a prestar novo depoimento no Brasil, mas dessa vez à Justiça. Caso não deixe os Estados Unidos para a audiência diante do juiz, ele será condenado à revelia. 

De acordo com o delegado Clemente Braune, da Delegacia de Atendimento Especial ao Turista (Deat), a Polícia Civil vai concluir o inquérito sobre o caso esta semana e encaminhar ao Ministério Público do Rio, que emitirá uma carta rogatória através de medida de cooperação internacional.

"Não temos como estimar (a vinda do nadador para audiência no Brasil). Ele terá que vir ao Brasil para depor na audiência no Juizado Especial de Torcedores e de Grandes Eventos", disse Braune.

Lochte não poderá ser ouvido nos Estados Unidos. Ele responde pelo delito de comunicação falsa de crime, que prevê um ano e seis meses de detenção ou multa.

Nadador Ryan Lochte comunicou falso assalto ao deixar festa na Casa França%2C na Lagoa%2C na Zona Sul. Na verdade, ele e atletas pararam em posto e praticaram vandalismoEfe

Relembre o caso

?Durante a Rio-2016, Ryan Lochte e outros três atletas norte-americanos declararam que foram alvos de um assalto, com o uso de armas, em uma falsa blitz.

A polícia, porém, desconstruiu a versão ao descobrir que tudo não passou de uma confusão causada pelos atletas em um posto de gasolina na Barra da Tijuca. Eles teriam cometido atos de vandalismo no banheiro do posto, causando prejuízos ao dono do local.


Você pode gostar