Rio - Inaugurada há pouco mais de um mês, a estação Deodoro da SuperVia já foi prejudicada com a ação de vândalos e está fechada. Outras instalações reformadas especialmente os Jogos Olímpicos e Paralímpicos também foram depredadas. No domingo passado, último dia da Rio-2016, os banheiros masculino e feminino, inclusive os exclusivos para uso de portadores de deficiência, tiveram diversos itens furtados. Os acionadores de descarga, registros e parte de uma torneira foram retirados e levados. Desde então, os banheiros estão fechados para passar por reparos.
A concessionária informou já está providenciado a reposição das peças. Para fazer alguns consertos, será necessário quebrar a parede, prejudicando o acabamento de azulejos. É o caso do reparo dos acionadores das descargas — já que os mecanismos da caixa também foram retirados — e do reparo desse sistema.
Na madrugada de ontem, vândalos arrombaram a porta de uma caixa embaixo da plataforma 2 da estação São Cristóvão onde ficam todas as instalações de cabos e tubulações de água e esgoto da estação.

Sem iluminação de LED
Durante a Paralimpíada, no dia 15 de setembro, a estação São Cristóvão também foi alvo de furto de um poste de iluminação de LED, localizado na nova rampa de acesso pela Rua General Herculano Gomes (em frente à Quinta da Boa Vista). Ladrões ainda levaram três luminárias que tinham sido instaladas na rampa e na passarela construídas recentemente sobre a Avenida Radial Oeste.
Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a concessionária também registrou pichação na rampa da estação Olímpica de Engenho de Dentro, que passa sobre a Rua Amaro Cavalcanti, e danos às portas de elevadores das plataformas 1 e 2 nos primeiros dias da Olimpíada.
Passageiros criticam a ação de vândalos que prejudica o seu dia a dia. Alegam que os banheiros proporcionam conforto e as luminárias aumentam a sensação de segurança, já que pode inibir a ação de bandidos à noite.