Por bianca.lobianco
Andrezinho (PRP)%2C candidado a prefeito de Japeri%2C sofreu tentativa de homicídio na madrugada desta sexta-feiraReprodução Internet

Rio - A apenas oito dias das eleições municipais, o cenário de guerra na Baixada Fluminense não parece dar uma trégua. Na madrugada de ontem, o candidato a prefeito de Japeri, André Luis de Oliveira Cristino, conhecido como Andrezinho (PRP), escapou de uma tentativa de assassinato. Nos últimos dez meses, pelo menos 14 pessoas ligadas à política morreram na região. A escalada de violência envolvendo políticos levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a pedir a intervenção da Polícia Federal na região.

Andrezinho, que é segundo sargento da Polícia Militar e empresário, estava acompanhado do segurança e contou que chegava em casa, no bairro Chacrinha, em Japeri, quando teve o carro — uma picape Pajero preta — fechado por outro veículo com quatro ocupantes. O carro do candidato é blindado e ficou com pelo menos 19 marcas de disparos.

“Havia deixado integrantes da minha equipe e voltava dos compromissos da campanha, quando, perto da minha casa, a cerca de 500 metros, um carro fez uma manobra na minha traseira e fechou a minha passagem. Quatro homens armados com fuzis e pistolas já saíram atirando. Nem anunciaram assalto. Eu revidei os disparos e consegui acertar dois”, detalhou o sargento licenciado, que serviu no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) por dez anos.

Ainda de acordo com Andrezinho, um dos suspeitos atingidos estava de boné. O grupo conseguiu fugir. “Entrei no carro e fui até o DPO (Destacamento de Polícia Ostensiva) de Japeri para buscar ajuda. Quando voltei, já não tinha mais ninguém no local”, contou o candidato, que acredita na hipótese de crime político. “Estou crescendo nas pesquisas, e a política aqui é muito desonesta. Não é novidade para ninguém. Já sofri muitas ameaças por escolher ser candidato”, disse o político.

Carro de candidato a prefeito de Japeri foi alvejado Divulgação/Rodrigo Menezes

O carro de Andrezinho foi levado para ser periciado na 63ª DP (Japeri), onde a vítima já prestou depoimento. O delegado Flávio Loureiro afirmou que a principal linha de investigação é tentativa de homicídio. As circunstâncias do crime serão apuradas.

Andrezinho é um dos oito candidatos à Prefeitura de Japeri. Ele contou que uma das prioridades do seu plano de governo é a questão da segurança. “Japeri precisa voltar a ter tranquilidade. Japeri é uma cidade paz”, destacou o sargento.


Você pode gostar