Rio - Bandidos armados invadiram e tentaram roubar uma joalheria no Ilha Plaza Shopping, na Ilha do Governador, no final da manhã desta quarta-feira. Pelo menos três homens armados com fuzis entraram na loja Joias Lulean e fizeram reféns. No momento da fuga, os criminosos se depararam com uma viatura e trocaram tiros com policiais militares do Batalhão de Choque (BPChq).
"Estava na C&A e escutamos os tiros. Aí eles arriaram as portas e mandaram a gente ficar lá dentro. Foram muitos tiros", disse a professora Maria de Fátima Nascimento, 61 anos, que estava acompanhada de outras amigas.
Os bandidos chegaram o local pouco antes de 11h30 e foram direto para a joalheria. De acordo com uma funcionária de uma outra loja de joias, que pediu para não ser identificada, houve uma intensa troca de tiros e correria no shopping. “Assim que ouvimos os disparos, fechamos rapidamente a loja e fomos nos esconder no estoque”, lembrou. Ainda segundo ela, a polícia cercou o local e o shopping foi fechado.
Michael Jordan, de 19 anos, seguia em direção ao cinema do shopping quando passou em frente à joalheria, foi puxado para dentro da loja e feito como refém. "Um deles, de boné, me puxou para dentro, mandou eu entrar e me colocou num canto. Ele estava armado. Teve uma hora que ele colocou a arma na minha cara e percebi que era assalto. Aí ele mandou as senhoras (funcionárias) catarem as joias", disse.
O jovem disse que inicialmente não percebeu que se tratava de um assalto. "O cara olhou para mim e falou. 'Entra que é um assalto'. Não entendi e continuei andando, aí ele saiu, me mostrou a arma e me colocou para dentro. Apontou a arma para mim e disse. 'Está pensando que é brincadeira', contou, ainda assustado. "Foi a primeira vez que passei por um assalto, não sabia como reagir."
Segundo a testemunha, eram pelo menos dois assaltantes, que chegaram a encher duas bolsas cheias de joias. A loja ainda não divulgou o tamanho do prejuízo. De acordo com o Ilha Plaza, os produtos não foram levados e ninguém ficou ferido. No momento do assalto, havia duas funcionárias no local, um segurança e um outro senhor, que seria um cliente.
De acordo com o 17º BPM (Ilha do Governador), no momento da fuga, os bandidos se depararam com uma viatura do Choque que passava por uma rua próxima o shopping. Houve um intenso confronto e Nilo Sergio Pereira Neto, 19 anos, foi preso. Na ocasião, um outro suspeito, identificado como Felipe André da Silva, de 26 anos, foi baleado no peito e encaminhado para o Hospital Evandro Freire.
Ainda segundo a PM, um terceiro criminoso conseguiu fugir em um Siena roubado no estacionamento do shopping. Nilo Sergio disse que outros quatro homens participaram da ação, totalizando sete pessoas. Os policiais fazem buscas na região para tentar prender os outros envolvidos.
O shopping foi fechado para o trabalho da polícia e a PM também fez uma varredura no centro comercial em buscas de outros suspeitos. O estabelecimento foi reaberto às 15h.
Reportagem de Gustavo Ribeiro e do estagiário Rafael Nascimento