Por karilayn.areias

Rio - A Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) promoveu nesta quarta-feira o 'Trote Responsável - Doe Sangue, salve vidas', no campus de Botafogo, na Zona Sul do Rio. De acordo com os organizadores, os calouros foram incentivados a praticarem boas ações, como uma "competição" de doação de sangue. As coletas aconteceram durante toda a manhã e segundo os organizadores, cerca de 200 pessoas, entre alunos, funcionários da instituição e pessoas de fora da comunidade acadêmica estiveram no local. Ainda não se sabe quantas bolsas de sangue foram coletadas.

Facha promoveu trote solidário%2C em que estudantes%2C funcionários e professores da faculdade puderam doar sangueRafael Nascimento / Agência O Dia

Esta não é a primeira vez que a faculdade promove a ação em parceria com o Hemorio. O ato é feito todo semestre e tem como objetivo incentivar a doação. Segundo a gerente do Núcleo de Responsabilidade Socioambiental da instituição, Jackeline Nascimento, existe a vontade da faculdade fazer o ato no próximo semestre.

"Já fazemos esse trabalho há alguns anos. É muito importante, pois conscientizamos os alunos da necessidade da doação de sangue", conta. O Hemorio afirma que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Estudante de Jornalismo%2C Mariana Rothman%2C aproveitou a oportunidade para doarRafael Nascimento / Agência O Dia

No sétimo período de jornalismo Mariana Rothman, de 25 anos, diz que sempre quis doar sangue, mas que faltava oportunidade. "O Trote Responsável foi um incentivo para eu fazer a doação. Trouxe uma amiga, mas, infelizmente, ela tinha uma alergia e não pôde doar. Ela ficou muito decepcionada", conta a jovem.

Todas as bolsas de sangue recolhidas foram encaminhadas para a sede do Hemorio, no Centro. 


Reportagem do estagiário Rafael Nascimento

Você pode gostar