Rio - A Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) promoveu nesta quarta-feira o 'Trote Responsável - Doe Sangue, salve vidas', no campus de Botafogo, na Zona Sul do Rio. De acordo com os organizadores, os calouros foram incentivados a praticarem boas ações, como uma "competição" de doação de sangue. As coletas aconteceram durante toda a manhã e segundo os organizadores, cerca de 200 pessoas, entre alunos, funcionários da instituição e pessoas de fora da comunidade acadêmica estiveram no local. Ainda não se sabe quantas bolsas de sangue foram coletadas.
Esta não é a primeira vez que a faculdade promove a ação em parceria com o Hemorio. O ato é feito todo semestre e tem como objetivo incentivar a doação. Segundo a gerente do Núcleo de Responsabilidade Socioambiental da instituição, Jackeline Nascimento, existe a vontade da faculdade fazer o ato no próximo semestre.
"Já fazemos esse trabalho há alguns anos. É muito importante, pois conscientizamos os alunos da necessidade da doação de sangue", conta. O Hemorio afirma que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
No sétimo período de jornalismo Mariana Rothman, de 25 anos, diz que sempre quis doar sangue, mas que faltava oportunidade. "O Trote Responsável foi um incentivo para eu fazer a doação. Trouxe uma amiga, mas, infelizmente, ela tinha uma alergia e não pôde doar. Ela ficou muito decepcionada", conta a jovem.
Todas as bolsas de sangue recolhidas foram encaminhadas para a sede do Hemorio, no Centro.
Reportagem do estagiário Rafael Nascimento