Por thiago.antunes

Rio - A reta final das celebrações religiosas pela Semana Santa tem programação extensa em todo Rio. Hoje, às 19h, a Lapa será palco da tradicional encenação do Auto da Paixão, com edição especial de musical estrelado por 35 atores. No fim da noite, às 20h, a Via-Sacra ocupa o Lardos Boiadeiros, na Rocinha.

Em Paraty, na região Sul Fluminense, uma das cidades com maior número de eventos católicos, o feriadão terá desde a procissão do Senhor Morto nas ruas do Centro Histórico, hoje, até a missa de Páscoa, com cerimônia de coroação de Nossa Senhora, no domingo.

Tradicional ‘Paixão de Cristo’ nos Arcos da Lapa atrai muita genteDivulgação

Ainda no estado, em Barra Mansa, no distrito de Rialto, e Campos, na Praça Santíssimo Salvador, a Paixão de Cristo ganha versão teatral na pele de moradores das regiões. A peça retrata a via-crúcis de Jesus Cristo até o Calvário.

Para o final de semana, a Arquidiocese do Rio preparou uma série de eventos. No Sábado de Aleluia, a principal celebração é a Vigília Pascal, às 20h, na Catedral de São Sebastião, no Centro, com celebração do cardeal Dom Orani.

Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a benção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, com história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.

No domingo, Dom Orani celebra missa, às 10h e, às 11h45, ele abençoará o almoço de Páscoa para os moradores de rua. Em todas as paróquias e capelas da Arquidiocese serão celebradas missas festivas durante todo dia de Páscoa. 

Você pode gostar