Rio - Passamos esses dias, ao longo de toda a Quaresma, preparando o nosso coração para as alegrias da Páscoa. Mas será que agora que chegou o dia estamos preparados para realmente vivenciar a Páscoa do Senhor?
O Evangelho de hoje narra a ida de Maria Madalena ao túmulo de Jesus e sua surpresa, ao encontrá-lo vazio. Ela não entendia o que estava acontecendo! Pensava que, talvez, tivessem levado o Seu corpo dali...
Precisava contar logo aos discípulos o que tinha visto. Então, Pedro e o Discípulo que Jesus Amava, ao saberem, correram ao local para verem o que estava acontecendo. A Bíblia cita que Pedro viu: “Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte” (Jo 20,6).
Mas o Discípulo que Jesus Amava... “Ele viu, e acreditou” (Jo 20,8b)! É bem verdade que a gente não acredita em tudo o que vê! Às vezes, mesmo diante de coisas muito óbvias, não conseguimos crer! E isso acontece por muitos motivos... No caso dos discípulos, o texto bíblico explica que “eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.” (Jo 20,9)
Mas embora ambos não tivessem compreendido que Jesus ressuscitaria, um deles viu e acreditou! Ora, provavelmente, a vergonha de ter negado o Mestre e de tê-lo abandonado na hora decisiva pesava no coração de Pedro. Enquanto o outro Discípulo, exatamente por amar e se sentir amado por Jesus, não trazia em seu peito nada que o impedisse de crer na vitória da vida sobre a morte!
Um já estava preparado para a alegria da ressurreição. O outro ainda precisava de um encontro pessoal com o Ressuscitado (que, aliás, aconteceu no mesmo dia!). Com qual desses personagens você mais se identifica?
Eu não sei se há algo que te impede de acreditar. Mas eu afirmo que a ressurreição do Senhor é um fato histórico real!... Você pode apenas ver mais essa celebração da Páscoa. Mas o lindo vai ser você ver e acreditar!
Feliz Páscoa! Vida nova no Senhor!
Padre Omar: é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo