Por nadedja.calado
Retomada das obras do BRT Transbrasil, em Ramos, causou complicações no trânsito da Avenida BrasilSeverino Silva / Agência O Dia

Rio - A Avenida Brasil enfrenta trânsito lento - piorado pela chuva - na volta para casa desta segunda-feira. No sentido Centro, na altura de Bangu, Zona Oeste do Rio, uma via foi parcialmente fechada devido a um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e três carros, causando retenções até Santíssimo. No mesmo sentido, um acidente entre duas carretas ocupou uma faixa na altura da Vila Kennedy.

No sentido Zona Oeste, a pista central da avenida segue completamente interditada no trecho entre as passarelas 12 e 14. A interdição começou no último sábado, devido à retomada das obras do BRT Transbrasil, em Ramos. Para otimizar o trânsito no sentido Centro, foram abertas duas pistas reversíveis, que não poderão ser utilizadas por caminhões e carretas. As pistas laterais funcionam normalmente nos dois sentidos, segundo informações do Centro de Operações do Rio (COR). O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 12 meses.

A orientação é de que os motoristas evitem a via e procurem caminhos alternativos para voltar para casa. Para quem segue no sentido Centro, é possível utilizar a Linha Vermelha, a Avenida Pastor Martin Luther King ou ainda a Rua Leopoldo Bulhões. Já para quem segue em direção à Zona Oeste, pode passar pela Linha Vermelha, por Bonsucesso (pela Av. dos Democráticos), por Olaria (pela Rua Uranos) ou pelo bairro da Penha (através da Av. Lobo Júnior). As ruas Leopoldo Bulhões e Teixeira de Castro também são opções para evitar a Brasil.

Transporte público

A Prefeitura recomendou também o uso dos meios de transporte públicos. A Supervia e o Metrô tiveram suas operações reforçadas para atender a demanda gerada pelas interdições. 

O fluxo de passageiros nas estações de trem está sendo monitorado diretamente do Centro de Controle Operacional da empresa e trens extras poderão ser disponibilizados de acordo com a necessidade de cada ramal, segundo informações da Supervia.

Clima

Segundo o COR, além das interdições, as chuvas também estão causando lentidão no trânsito nesta segunda-feira. Hoje o Rio sofreu aumento da nebulosidade graças a uma frente fria pelo oceano. A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva isoladas, além de rajadas de vento e raios durante a noite.

Você pode gostar