Rio - Foi preso nesta segunda-feira em Seropédica um suspeito de estuprar uma estudante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), dentro das dependências da universidade. O crime ocorreu no dia 11 e o suspeito foi reconhecido pela vítima.
A polícia solicitou a prisão temporária, que foi concedida hoje (16) pelo plantão judiciário. A juíza Yedda Christina Ching-san Filizzola Assunção determinou que o suspeito fique detido por 30 dias. Na decisão, a magistrada ressaltou que a prisão temporária “é imprescindível para o sucesso da elucidação do inquérito policial, já que permitirá o prosseguimento das investigações sobre crimes de estupros no mesmo local”.
Ontem, as estudantes da UFRRJ organizaram o ato Chega de Silêncio, para protestar contra a violência sexual recorrente no campus de Seropédica. Em apenas uma semana, houve o registro de dois estupros e duas tentativas de estupro.
Para amanhã, está marcado outro ato, desta vez para lembrar um ano da criação do movimento Me Avise Quando Chegar, iniciativa que mobiliza mulheres da UFRRJ a “lutarem contra o machismo institucionalizado, a opressão e principalmente quebrando essa cultura de silêncio sobre a violência”.