Por thiago.antunes

Rio - A Polícia Civil realiza um trabalho de inteligência para checar a informação divulgada em grupos de Whatsapp apontando a união das facções Amigos dos Amigos (ADA) e Terceiro Comando Puro (TCP).

Caso seja confirmada a fusão, cerca de 40% das favelas da capital estariam sob o domínio da nova quadrilha, descrita como Terceiro Comando dos Amigos (TCA). “Na cidade do Rio, 60% das favelas estão sob domínio do tráfico do Comando Vermelho; outros 40% são ADA, TCP e milícias. Praticamente todas as comunidades possuem tráfico de drogas dessas quadrilhas”, afirmou um integrante da Subsecretaria de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança.

Roubo de cargas%2C que trouxe Força Nacional ao Rio%2C seria intensificadoSeverino Silva / Agência O Dia

De acordo com levantamento do Instituto Pereira Passos (IPP), feito em 2010, a cidade do Rio possui atualmente 1.025 favelas. Ou seja, caso a união seja realmente concretizada, mais de 400 favelas estariam sob o domínio do TCA. Tanto ADA quando TCP possuem forte atuação no roubo de cargas, crime que poderia ser ainda mais intensificado.

Como O DIA reportou ontem, uma união entre as duas facções rivais ao Comando Vermelho teria sido anunciada durante um baile no último final de semana, no Morro da Pedreira. A articulação foi feita por Celso Luis Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém. Único fundador vivo da ADA, Celsinho retornou ao Rio há duas semanas, quando retornou de um presídio federal.

De acordo com informes, a articulação da união, com aval de Celsinho, teria ocorrido na Rocinha, onde a ADA já teria se unido à facção PCC, de acordo com investigação da Polícia Civil paulista.

Além das delegacias especializadas, unidades policiais onde há favelas rivais monitoram a possível união. É o caso da 21ªDP (Bonsucesso), que investiga o tráfico no Complexo da Maré. “Isso pode acarretar mais armas para a Maré ou uma guerra. Há tempos Nova Holanda (CV) e Baixa do Sapateiro (TCP) travam tiroteios. Isso poderia ser intensificado agora”, disse um inspetor. 

Você pode gostar