Por karilayn.areias

Rio - O Portal do Procurados do Disque-Denúncia oferece recompensa de R$ 2 mil reais por informações que levem a prisão dos traficantes Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, de 31 anos; e Rodnei de Menezes Andrade, o Baratão, de 37. Segundo investigações da Delegacia de Homicídios, Peixão e Baratão são ligados à facção Terceiro Comando Puro (TCP), além de serem os principais suspeitos de envolvimento no assassinato da presidente da Associação de Moradores da Cidade Alta, Glória Maria dos Santos Miccas.

Traficantes são procurados por morte de líder comunitária da Cidade AltaDivulgação

O crime aconteceu em dezembro do ano passado, logo após uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança no Batalhão da região. Durante a reunião, Glória Maria, fez algumas acusações ao conselho, que policiais estariam perseguindo pessoas ligadas à facção que havia saído da comunidade. Ainda de acordo com o delegado titular da DH, Fábio Cardoso, após a saída da reunião, a vítima foi atraída por uma mensagem de uma pessoa conhecida. Ao chegar ao local pra encontrar essa pessoa, a vítima percebeu que seria uma emboscada. Ela ainda tentou fugir, mas foi baleada e morreu no local.

“A execução desse crime foi bem cruel, e bem ardilosa", afirmou o delegado. Na mesma ocasião, o filho de Glória, Lucas também foi vítima de tentativa de homicídio, mas, ferido, foi socorrido e levado para o hospital e sobreviveu.

Segundo outra delegada da DH, Marcela Ortiz, a morte de Glória, está ligada à briga entre duas facções criminosas, o CV e TCP que lutam pelo controle das vendas de drogas, na Cidade Alta. Ela era apontada como pessoa atuante de uma das facções. Ela tinha uma função importante dentro do tráfico.

Após investigações para identificar os envolvidos no crime, agentes da especializada prenderam na manhã de terça-feira (6) o cabo da PM Nilton Carlos José Costa Junior, em Realengo, na Zona Oeste, por suspeita de participação na morte da líder comunitária, e ainda conduziu coercitivamente, dez policiais para prestar depoimento sobre o caso.

O traficante Rodnei Andrade, o Baratão, foi um dos principais causadores da invasão da Cidade Alta, por traficantes do TCP. Ele era ligado ao Comando Vermelho, mas acabou trocando de facção e se aliou ao traficante Peixão, até então líder do tráfico de drogas da Favela de Vigário Geral, Zona Norte do Rio. Isso acabou facilitando a invasão por partes de criminosos do TCP à Cidade Alta, com a consequente expulsão dos traficantes do Comando Vermelho do tráfico de drogas da comunidade. 

Um mandado de prisão dos traficantes foi expedido pela 3ª Vara Criminal da Capital. Contra Peixão ainda constam dois mandados de prisão, pelos crimes de Tráfico de Drogas e Condutas Afins (Art. 33 - Lei 11.343/06 e Associação para o Tráfico).

Quem tiver qualquer informação a respeito da localização dos acusados , pode denunciar pelos seguintes canais: Whatsapp ou Telegram dos Procurados (21) 98849-6099; pela mesa de atendimento do Disque-Denúncia (21) 2253-1177, pelo facebook/(inbox), endereço: https://www. facebook.com/procurados.org/, ou pelo aplicativo do DD. Em todos os canais de denúncias, o anonimato é garantido. 

Todas as informações estarão sendo encaminhadas para Delegacia de Homicídios da Capital, que está encarregada das investigações e do inquérito criminal.

Você pode gostar