Por gabriela.mattos

Rio - O prefeito Marcelo Crivella visitou a Praia da Macumba, no Recreio, Zona Oeste, na manhã desta sexta-feira, para vistoriar os estragos na orla provocados pelo mar. Ele garantiu que as obras serão definitivas e vão durar 60 dias. O tempo previsto é menor do que o anunciado pela Secretaria Municipal de Conservação.

Na quarta-feira, o secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Jorge Felippe Neto deu prazo de quatro meses para a conclusão dos reparos, que seriam em caráter emergercial.

Com o mar avançando sob a pavimento%2C o quiosque na Praia da Macumba afundou completamenteMaíra Coelho / Agência O Dia

As fortes ondas estão destruindo o calçadão e a ciclovia desde setembro. A prefeitura  começou as obras de reparo na terça-feira. Serão instaladas esferas de concreto envoltas por uma camada plástica atrás e na frente do muro do calçadão e a área atingida será aterrada. O trabalho foi orçado em R$ 14,5 milhões. Foram instalados dois contêineres ao lado do trecho destruído, indicando o início da obra.

Moradora do Recreio há 13 anos, Sula Fiorette considera "frunstrante ver a interdição" da praia. Segundo o síndico de um dos prédios situados em frente à Praia da Macumba, Piero Carboni, muitos moradores planejam se mudar. Carboni afirma que alguns moradores da região estão sem luz e sem água há pelo menos três dias, por causa dos danos da erosão à infraestrutura da orla.

A Defesa Civil garante que os imóveis nas proximidades não correm riscos estruturais, mas interditou parte da orla depois de dois quiosques serem 'engolidos' pelo mar.

Você pode gostar