Por gabriela.mattos

Rio - A Justiça Federal no Rio de Janeiro condenou Carlos Bezerra, ex-assessor do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), a quatro anos de prisão ao pagamento de 200 dias-multa por lavagem de dinheiro no esquema de corrupção liderado por Cabral. Cabe recurso da sentença, emitida nesta terça-feira, pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

Na mesma decisão, o empresário e delator John O'Donnel, que até 2016 era dono de uma franquia do curso de inglês Brasas, foi condenado a um ano de prisão por também participar do esquema de lavagem de dinheiro para Cabral.

Segundo o juiz, por meio de sua firma, entre maio de 2011 e outubro de 2015 Bezerra transferiu R$ 1,19 milhão à empresa de O'Donnel em troca de notas frias, que tornavam o dinheiro aparentemente lícito.

A pena de O'Donnel foi substituída por serviços comunitários. Ele está obrigado a administrar um programa de 200 bolsas integrais de dois semestres letivos completos de aulas de inglês nas franquias do curso Brasas", além de pagar multa de R$ 1,25 milhão.

A mulher de Bezerra, Claudia Bezerra, que também era ré nesse processo, foi absolvida.

A defesa de O'Donnel informou que vai se manifestar na manhã desta quarta-feira. A reportagem ainda não localizou representantes de Bezerra.

Você pode gostar