Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - O motorista de um caminhão e sua esposa que o acompanhava ficaram reféns por mais de duas horas de bandidos dentro da Favela Kelson's, na Penha, Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira. Os dois foram levados para dentro da favela com o veículo que transportava uma carga de filé de frango e depois resgatados pela Polícia Militar sem ferimentos. Eles, que são de Santa Catarina, sempre vivem a tensão e medo dos roubos antes de cada viagem para o Rio.
"Não conseguia olhar para o relógio de tão nervoso, perdi a noção do tempo. Pediram para a gente ficar calmo, não mexeram comigo nem com a minha esposa. Sempre quando desço a Serra do Rio já fico nervoso, esse medo já existe há três anos", desabafou o caminhoneiro Alair Fernandes de Oliveira, de 49 anos, 10 deles nas estradas.
Motorista de caminhão e esposa foram feitos reféns por bandidos em favela da Zona NorteMaíra Coelho / Agência O Dia

Alair contou que passava pelo viaduto da Penha, por volta das 6h, quando foi interceptado por um veículo branco com quatro homens. Um quinto criminoso invadiu pela janela o caminhão onde o motorista estava com a esposa Eliane Aparecida da Silva, 39 anos, e ordenou que seguissem o carro, parando somente dentro da Kelson's.   

A carga de filé de frango é avaliada em aproximadamente R$ 100 mil e pelo menos R$ 20 mil do produto foi levado. O casal ficou refém dos criminosos de 6h15 até 8h30 dentro da favela. Enquanto um vigiava, um grupo saqueava o caminhão.  

Policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) teriam percebido a ação suspeita e iniciaram uma perseguição. Uma moto que geralmente acompanha o caminhão caso por algum motivo ele mude a rota também avisou do roubo o BPVE. 

PMs do 16º BPM iniciaram uma operação para realizar o resgate das vítimas dentro da favela. Após entrarem na Kelson's e montarem um perímetro de segurança, o motorista e a esposa foram resgatados ilesos e não houve confronto com os criminosos. Quatro viaturas e um blindado participaram da ação. 

Os policiais fazem buscas na região atrás dos responsáveis pelo roubo. As vítimas e o caminhão foram encaminhados para a Cidade da Polícia, onde o caso foi registrado. Eles prestaram depoimento e viram imagens de criminosos no banco de dados da polícia, mas não reconheceram nenhum deles como os que haviam participado do sequestro e roubo. 

Policiais do 16º BPM também já haviam recuperado nesta terça-feira uma outra carga roubada, esta no Jardim América. O material transportado foi encontrado intacto. O motorista e seus ajudantes escaparam ilesos, mas ninguém foi preso.

Com reportagem da estagiária Bruna Motta, sob supervisão de Adriano Araujo