Rio - A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) apreendeu 5.082 celulares em 51 presídios do Rio em 2017. A informação foi divulgada nesta quinta-feira. No mesmo período, os agentes recolheram 27 armas brancas, seis armas de fogo e 67.779 drogas, como cocaína, maconha e haxixe.
Na manhã desta quarta-feira, as Forças Armadas fizeram uma operação em conjunto com a Seap no Presídio Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada Fluminense. Na ação, 48 celulares foram apreendidos, além de maconha e cocaína.
Além disso, foram encontrados nas celas 205 embalagens com pó branco similar a cocaína, 151 invólucros com erva seca picada e três tabletes pequenos também de erva seca, em ambos os casos aparentemente maconha.
O Secretário de Administração Penitenciária, David Anthony Gonçalves Alves falou sobre a varredura. “Essa operação conjunta demonstrou a capacidade de integração e cooperação entre as forças federais e estaduais, o que nos permite estabelecer um protocolo de atuação conjunta de forma sistemática”, esclareceu.
O presídio viveu um motim no último domingo que deixou pelo menos três presos feridos. Dezoito pessoas ficaram sob domínio dos detentos.