Mais Lidas

Presidente do STF visita penitenciária feminina no Complexo de Gericinó

Ministra Cármen Lúcia vai conhecer as condições em que vivem as internas, principalmente as que estão grávidas e tem filhos dentro do sistema penitenciário

Por O Dia

Ministra do STF, Cármen Lúcia
Ministra do STF, Cármen Lúcia -

Rio - A presidente Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, visitará nesta segunda-feira a penitenciária feminina Talavera Bruce, no Complexo do de Gericinó, na Zona Oeste da cidade. O objetivo é conhecer as condições em que vivem as internas, principalmente as que estão grávidas e tem filhos dentro do sistema penitenciário.

A visita acontece na semana do Dia Internacional da Mulher, que será na próxima quinta-feira. O secretário de estado de Administração Penitenciária (Seap), David Anthony Gonçalves Alves, acompanhará a magistrada e lhe apresentará a Unidade Materno Infantil (UMI), considerada uma unidade de referência nacional no acautelamento de internas mães com seus recém nascidos, de acordo com a Seap.

É para a UMI que, após o parto, a presa e o bebê são encaminhados, onde permanecem por no mínimo seis meses, podendo ser prolongado de acordo com a necessidade de cada caso. Hoje, o local conta com 16 internas e capacidade para 20. 

A Unidade Materno Infantil é reconhecida pelo trabalho com a humanização, cuidado e análise de casos. No espaço também são realizadas atividades, palestras, debates e oficinas educacionais, que contribuem para o fortalecimento do vínculo materno afetivo.

"Atualmente, todas as crianças já tem identidade e CPF em seus registros de nascimento. Além disso, contamos com auxílio de pediatra e outros parceiros que ajudam a tornar a unidade, um centro de referência no cuidado materno” , afirmou a diretora da UMI, Ana Faulhaber.

O secretário David Anthony informou que será inaugurada uma sala de amamentação no mês da mulher. De acordo com a Seap, a Penitenciária Talavera Bruce possui uma galeria destinada às internas grávidas.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários