Secretaria orienta moradores a reclamarem pelo 1746 para que seja feita medição de decibéis - Maíra Coelho / Agência O Dia
Secretaria orienta moradores a reclamarem pelo 1746 para que seja feita medição de decibéisMaíra Coelho / Agência O Dia
Por JONATHAN FERREIRA

Rio - Levar uma vida tranquila, longe de aborrecimentos e preocupação, deixou de fazer parte da rotina dos moradores do bairro Peixoto, em Copacabana, devido ao barulho provocado por equipamentos do Hospital Copa D'or. Desde a inauguração da unidade, em maio de 2000, os vizinhos se queixam de problemas relacionados ao ruído provocado pelos geradores, ar condicionado, caldeira e recipientes que armazenam gases medicinais. 

A médica chinesa Hu Pao Yu, naturalizada brasileira, que mora há 25 anos na Rua Figueiredo Magalhães, disse que já teve graves problemas de saúde por causa do barulho dos equipamentos. Ela colocou janelas acústicas em seu apartamento, mas nem assim conseguiu se livrar do ruído. "Não durmo direito há pelo menos 17 anos. Sofro diariamente com dores de cabeça e de ouvido. Fiquei em coma duas vezes, pois a minha pressão subiu devido ao elevado nível de estresse. Já estive diversas vezes no hospital para reclamar, mas não fazem nada", lamentou. Ela comprou imóvel em Vargem Grande, para dormir sem interrupção nos fins de semana. 

Segundo a aposentada Lia Viana, 71 anos, os geradores são ligados, diariamente, por volta das 17h, o que gera um ruído que impossibilita ficar com as janelas abertas no apartamento, na Rua Décio Vilares. A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Peixoto tem registrado reclamações referentes ao funcionamento do hospital.

O aposentado Paulo Nudelman, 62, que também mora na Figueiredo Magalhães, afirmou que o Copa D'or faz recarga de gases em diferentes horários e dias da semana, prejudicando moradores. Também reclamou da caçamba de entulho, que faz com que a poeira entre nos apartamentos.

Em nota, o Hospital Copa D'Or informou que utiliza geradores como mecanismo de segurança para seus pacientes diante de eventuais falhas na rede elétrica e dispõe de redutores de ruído.

Leia a nota na íntegra:

O Hospital Copa D'Or utiliza os geradores como mecanismo de segurança para seus pacientes diante de eventuais falhas na rede elétrica e dispõe de redutores de ruído instalados para garantir adequação acústica.

O Hospital Copa D'Or está em reformas para melhor atender seus pacientes, o que gera entulho, que estão sendo armazenados em caçambas que seguem as normas impostas pela prefeitura.

Já o abastecimento de gases medicinais é fundamental para o funcionamento do hospital. O consumo desses gases depende da demanda dos pacientes que é variável e, portanto, não segue um fluxo regular de abastecimento.

O Hospital Copa D'Or, através de sua Ouvidoria, está aberto para discutir e solucionar qualquer demanda proveniente de seus pacientes, familiares e comunidade em geral.

Você pode gostar
Comentários