Comissão da intervenção faz inspeção na unidade do Bope - Divulgação
Comissão da intervenção faz inspeção na unidade do BopeDivulgação
Por O Dia

Rio - Uma comissão do Gabinete de Intervenção Federal (GIF) realizou, desde a manhã desta quarta-feira, uma inspeção no Batalhão de Operações Especiais (Bope), em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Esta é a segunda ação semelhante feita pelos militares, que já tinham inspecionado o 14º BPM (Bangu). A visita acabou por volta das 16h. Ao término da vistoria, a comitiva não divulgou o resultado da inspeção.

A inspeção foi comandada pelo chefe do Gabinete Intervenção, general Mauro Sinott, e a comitiva de oficiais das Forças Armadas foi recepcionada pelo comandante do Bope, coronel Alex Benevenuto. A visita fez parte de um programa de inspeção em unidades dos órgãos de segurança do Estado, que começou na semana passada. O objetivo da inspeção foi fazer um diagnóstico das áreas funcionais, que estão em análise pelo GIF, para futuras ações.

UPPs do Batan e Vila Kennedy vão acabar

A primeira grande mudança da nova política de segurança do Rio foi anunciada nesta terça-feira: algumas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) devem ser extintas. As primeiras devem ser as bases da Vila Kennedy e do Batan, na Zona Oeste, de acordo com o general Mauro Sinott, chefe do Gabinete de Intervenção Federal (GIF). Presentes em patrulhamentos diários na Vila Kennedy desde o dia 12, soldados do Exército serão substituídos gradualmente por PMs do 14º BPM (Bangu) nas próximas semanas.

De acordo com Sinott, o objetivo do fechamento de UPPs é repor o efetivo dos batalhões da PM para que as Forças Armadas deixem de atuar aos poucos. Os policiais das duas UPPs da região vão reforçar o 14º BPM. "Existem várias UPPs que estão sendo avaliadas em seu desempenho e para a finalidade que se destinam e podem contribuir para a recomposição dos efetivos da PM", afirmou Sinott.

Você pode gostar
Comentários