Quartos na prisão de benfica tinham paredes rosas, camas de casal e até TV para os encontros íntimos - Reprodução
Quartos na prisão de benfica tinham paredes rosas, camas de casal e até TV para os encontros íntimosReprodução
Por ADRIANA CRUZ

Rio - "Cadeia não é motel", decretou ontem o secretário de Administração Penitenciária, David Anthony. E mais: anunciou mudanças para os locais de encontros íntimos que deixarão de contar com decorações, como luzes coloridas e até coração, e direito à televisão. O primeiro alvo é a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, onde estão os presos da Lava Jato. No início do mês, a coluna Informe do DIA revelou com exclusividade fotos de seis 'suítes' na unidade, que passará a ter apenas duas. As paredes que tinham tons azul e rosa já foram pintadas com a cor branca.

"Em Benfica já acabamos. Agora, só teremos parlatório no térreo até por questão de um monitoramento melhor. Mas vamos padronizar as salas em todo o sistema penitenciário. Todas serão pintadas de branco e não haverá aparelhos de TV", declarou Anthony. Nas suítes de Benfica, camas de casal, luzes vermelhas, televisores e piso de porcelanato proporcionavam um clima de hotel. Um dos quartos tinha até mesmo uma parede pintada com um coração. Segundo Anthony, a redução de salas em Benfica foi com base em critérios técnicos. Isso porque, segundo ele, se são apenas 27 internos com direito à visita íntima, duas salas ao invés de seis, são consideradas suficientes para atender o número de presos. Ele pediu ainda ao Conselho Penitenciário ontem para analisar outras mudanças, como não colocar o horário de visita junto com a agenda de parlatório. "Solicitei um levantamento sobre os casos para que sejam apresentadas soluções", explicou.

Regras claras

David Anthony defendeu ainda regras mais claras de conduta nas cadeias. Para isso foi criado um grupo de trabalho para apontar como serão feitas as novas normas gerais. Um dos modelos para o sistema penitenciário do Rio é o do Paraná. "Ora, hoje fala-se que não pode entrar alimentos in natura. Mas o que é isso? É preciso ser mais claro. Por exemplo, não pode nada importado. O poder econômico não pode sobrepujar dentro da cadeia. Senão, vira moeda de troca", analisou. O Ministério Público apura se havia a entrada de pessoas não autorizadas nas 'suítes' de Benfica.

Não era irregular
Publicidade
As promotoras do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), do Ministério Público, realizaram nova fiscalização em Benfica, segunda-feira. O presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Estado do Rio de Janeiro, inspetor penitenciário Gutembergue de Oliveira, que alegou ter acompanhado a vistoria, das 10h às 14h, informou que os parlatórios decorados não eram irregulares.
"Quartos pintados e decorados têm em outras unidades até melhores do que havia em Benfica", afirmou Gutemberg. Ele alertou ainda que é preciso tomar cuidado com as denúncias. "O problema é que muitas pessoas, e até o MP, não conhecem a realidade do sistema", avaliou. Procurado o Ministério Público não se pronunciou a respeito.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários