Por O Dia

Nas próximas seis semanas, 150 profissionais da saúde da Prefeitura do Rio vão revisar a lista de espera do Sistema de Regulação (Sisreg) para acelerar a chamada de pacientes, diminuindo de 120 para 90 dias o tempo de espera no atendimento. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos, a expectativa é reduzir os 80 mil pedidos de consultas especializadas à metade.

Os casos considerados solucionáveis, ao primeiro atendimento, serão retornados e reavaliados pelos preceptores médicos que supervisionam os residentes pessoalmente ou via teleconferência.

O gargalo a ser solucionado pelo governo gira em torno da resolução dos casos encaminhados à atenção primária, que é a porta de entrada do atendimento público de saúde. Quando um paciente com problemas é avaliado em uma das clínicas da família, do SUS, por exemplo, há duas possibilidades: resolução do caso ou encaminhamento para consulta especializada. Nessa última hipótese, a lista de espera do Sisreg é ampliada. "Muitas dessas solicitações de consultas especializadas poderiam ser evitadas se profissionais mais experientes avaliassem o caso, ou seja, tudo poderia ser resolvido com mais rapidez", explicou o secretário de Saúde Marco Antônio de Mattos.

A ação, batizada de 'É com a gente', recebeu esse nome porque 80% dos casos de saúde pública são solucionados na atenção primária. O programa integra o '#OrgulhoSUS', presente em diversas cidades brasileiras, para celebrar o comprometimento de funcionários da saúde com os usuários. Até o fim do processo, os profissionais envolvidos nessa revisão vão trabalhar de 8h às 17h, distribuídos em unidades de saúde e nas sedes dos Ambientes de Saberes e Aprendizagens em Saúde (Asas), para reorganizar os encaminhamentos feitos pelas unidades ao Sisreg.

"Queremos parar na frente do computador e analisar a coerência pedido a pedido e, depois disso, vamos ligar para os pacientes e marcar uma consulta com um de nossos preceptores. Já os casos que demandam consulta especializada seguirão na fila de espera normalmente", declarou Mattos.

Nas últimas eleições, o prefeito Marcello Crivella frisou diversas vezes que a área da saúde no seu mandato seria pautada em cima de atendimentos básicos, capazes de otimizar o atendimento da rede municipal de saúde e aumentar a celeridade das filas de espera.

 

Você pode gostar
Comentários